Precisa fazer um resumo? Confira estas dicas de como fazê-lo!

Seja ele acadêmico ou científico, alguns detalhes são importantes para desenvolver o trabalho da melhor maneira. Confira!
Por: Paula Brasileiro 12/12/2016 - 11:50 - Atualizado em: 12/12/2016 - 11:53
Resumo acadêmico
Escrevendo um resumo: você sabe por onde começar?
Quando o professor solicita a produção de um resumo, muitos podem temer a tarefa. Trabalhos acadêmicos são cheios de regras e metodologias que, a princípio, parecem assustadores. Mas, para eliminar de vez esse medo, separamos algumas dicas para ajudar os estudantes neste desafio.

Existem dois tipos de resumo, o acadêmico e o científico. O primeiro nada mais é do que a síntese de uma obra, ou seja, um texto sobre outro texto. Deve ser escrito sempre em terceira pessoa, com todas as informações importantes como autor e nome do livro a ser resumido, por exemplo, sem a manifestação de opiniões pessoais de quem resume. Já o científico funciona como a propaganda de um trabalho feito pelo próprio estudante que o estiver escrevendo, como um artigo. Este deve apresentar a pesquisa de forma breve e atrativa, sem deixar de mencionar seu objetivo, bases teóricas, metodologia e conclusão.

O professor da UNINASSAU, Dimas José dos Santos dá as orientações para não errar na hora de resumir. Confira a seguir:

Leitura: É importante conhecer bem o texto sobre qual se fala. "É preciso que se tenha a clara ideia do que se quer ser transmitido".

Caráter científico: Este trabalho não deve fugir da característica científica, portanto é imprescindível prezar pela correção gramatical.

Formato: Um resumo deve conter as principais informações sobre uma obra com ideias e argumentos bem coordenados. "O uso dos conectivos é essencial para se estabelecer a real ideia a ser transmitida ao leitor. O texto deve ser contínuo, separado por parágrafos, sem tópicos".

Ordem: O resumo deve seguir a cronologia da obra referida. Também deve-se sempre retratar o autor com expressões como "de acordo com". Isso deixa claro de quem são as ideias relatadas.

Não aparecer no texto: Comentários pessoais não têm espaço neste tipo de trabalho acadêmico. Também não deve constar num resumo transcrições da original.