Notícias › Resposabilidade Social

Praia sem Barreiras em Candeias completa dois anos

Projeto oferece mais que banho de mar, proporciona sorrisos e realiza sonhos de pessoas com deficiência
Assessoria de Comunicação Por: Luisa Cedrim 07/12/2016 - 16:48
imagem mostra pessoa com deficiência tomando banho de mar
Para comemorar dois anos do projeto, a festa será na orla da praia de Candeias
Incontáveis sorrisos e até mesmo lágrimas se misturaram ao mar de Candeias em dois anos de funcionamento do Praia sem Barreiras. Desde dezembro de 2014, os voluntários da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau proporcionam às pessoas com deficiência o contato com a praia. O aniversário do projeto, que se baseia num gesto tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante para quem recebe, não poderia passar em branco e neste domingo (11), a festa será na orla da praia de Candeias.

Além do tradicional banho de mar, estão previstos shows do Maracatu GP e de artistas voluntários que tocam MPB. O bolo será cortado e a festa, que começa às 8h, segue até as 13h.

Para o coordenador do Instituto Ser Educacional, Sérgio Murilo, o Praia Sem Barreiras é uma iniciativa que tem dado certo principalmente pelo engajamento social e aceitação do público. “Nesse dois anos de projeto, vimos pessoas que nunca tinham entrado na água realizar o sonho de tomar um banho de mar e pra nós, ver o brilho nos olhos dessas pessoas é que nos dá forças para continuar por mais dois, quatro, se possível vinte anos”, comemora.

Praia Sem Barreiras – O Projeto teve início em 2014 e acontece de sexta à domingo sempre em dias em que a maré está baixa. São disponibilizadas quatro cadeiras anfíbias, uma esteira de acesso ao mar com 30m e uma piscina para as crianças. Toda a assistência é dada por estudantes de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem da UNINASSAU. Os banhos de mar acontecem no trecho da praia em frente ao Restaurante e Pizzaria Caravelas. Todas as atividades são gratuitas. O Praia Sem Barreiras faz parte do programa Pernambuco Acessível, desenvolvido pela EMPETUR, que também contempla a ação nas praias de Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Olinda.