Notícias › Resposabilidade Social

Praia Sem Barreira chegará a Marechal Deodoro

Projeto que oferece banho de mar e atividades de lazer para pessoas com deficiência acontecerá na praia do Francês
Assessoria de Comunicação Por: Teresa Machado 16/05/2018 - 16:09 - Atualizado em: 16/05/2018 - 16:21
Imagem mostra pessoa com deficiência tomando banho de mar em cadeira adptada
Estudante farão desde acompanhamentos em banhos assistidos até massagens relaxantes
Há oito meses desenvolvido pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió, o Praia Sem Barreiras chegará, neste sábado (19), ao município de Marechal Deodoro, região metropolitana da capital alagoana. O Projeto, que tem como objetivo garantir acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao banho de mar e atividades de lazer, será realizado a partir das 8h, na Praia do Francês. Todo o serviço é gratuito.

Durante a realização do evento é montada uma estrutura na areia com uma esteira especial, para facilitar o acesso dos usuários, além das cadeiras anfíbias e esteiras de acesso que levam as pessoas até o mar. Estas cadeiras possuem braços que funcionam como boias e cintos para não haver o risco de quedas. Na ocasião, estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Pedagogia da UNINASSAU farão desde acompanhamentos em banhos assistidos até massagens relaxantes. Todos os voluntários passam por capacitações para melhor atender aos usuários.

O vice-reitor da Instituição de Ensino Superior (IES), Marcus Gava, destaca a importância do Projeto em dar oportunidade aos estudantes em contribuir socialmente. “Além de ser um dever social, atuar voluntariamente para melhorar o dia dessas pessoas é muito gratificante. Nossos estudantes também estarão praticando os aprendizados de sala de aula. Esta iniciativa vem dando certo pelo engajamento dos alunos e mobilização da sociedade”, disse.

Para anunciar o novo local de realização do Projeto, o coordenador do curso de Fisioterapia da IES, Nelson Dias, participou de uma capacitação para profissionais da Educação que atuam com pessoas com deficiência, cuidadores, intérpretes e funcionários de alguns estabelecimentos comerciais da cidade. “O projeto visa dar acessibilidade a pessoas com deficiências e idosos que queiram aproveitar um dia na praia com toda segurança. A ação acontece no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 12h, na praia da Pajuçara. Agora, estamos expandindo nossas atividades, contando com a parceria do Estado e Município, pensando em promover o bem engajando a comunidade acadêmica e multiplicando os agentes da solidariedade, oportunizando a diversas pessoas o retorno do contato com o mar e a praia”, explicou.

O curso de formação, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro, abordou a temática da “Prestação de Assistência à Pessoa com Deficiência”. Durante a tarde da última segunda-feira (14), os participantes assistiram a palestras sobre “Educação Inclusiva, Como falar Sobre Deficiência?” e “Respeitando às Diferenças Promovendo a Inclusão”. A palestra contou com a participação da deputada federal Rosinha da Adefal.

O projeto Praia Sem Barreiras conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Comunicação, e Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos.

Praia Sem Barreiras
Marechal Deodoro/AL