Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Pistantrofobia: entenda o medo de confiar em alguém

Transtorno pode atrapalhar o processo de conhecer novas pessoas e prejudicar relações com amigos e familiares
Assessoria de Comunicação Por: 25/11/2024 - 12:55
Por Juan Lapa
 
A confiança é um dos sentimentos mais preservados e valorizados em qualquer tipo de relacionamento, seja ele familiar, conjugal ou uma amizade. Muitas das pessoas consideram ser algo que leva tempo até ser construído. Porém, é facilmente quebrado por meio de atitudes malvistas. 
 
Por isso, há indivíduos que passam a ter uma grande fobia em relação à confiança, prejudicando o desenvolvimento de novas relações e o contato com pessoas do seu convívio. O psicólogo e professor de curso de Psicologia da UNINASSAU Olinda, Cleyson Monteiro, define isso como pistantrofobia e explica como esse quadro acontece. 
 
"A definição de pistantrofobia é nada mais que o medo excessivo de confiar em outras pessoas por insegurança nas relações ou receio constante de ser traído ou decepcionado. Essa situação pode ser classificada, inclusive, como transtorno de ansiedade. Existem vários fatores para as causas, mas as principais são decepções, abandonos, abusos emocionais, traumas de infância, dificuldade em criar vínculos e ansiedade", explica. 
 
O especialista ainda ressalta que alguns dos sintomas são dificuldade em criar vínculos, evitar relações interpessoais, desconfiança constante das pessoas, isolamento e sofrimento emocional. Tudo isso pode contribuir para o desenvolvimento de outros problemas, como depressão, ansiedade generalizada e até mesmo transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
 
"É importante que se tenha o encorajamento para criação de vínculos seguros e respeitosos, além de um apoio social, caso de amigos e familiares. Ao identificar os sinais, busque uma avaliação psiquiátrica a fim de reconstruir a confiança necessária para se relacionar com outras pessoas com tranquilidade e segurança", finaliza Cleyson. 

Comentários