por Luiza Fruet
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, realiza a palestra “O transtorno do espectro autista: os desafios para inclusão escolar e aprendizagem” por meio do Projeto Capacita 2022.1. Ela acontece dia 28 de janeiro, às 9h, e é presencial. no Bloco C da Instituição, que fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 778 - Madalena.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma um distúrbio neurológico caracterizado por dificuldades na comunicação, na interação social e comportamentos repetitivos ou restritos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas. No Brasil, a estimativa é que 2 milhões tenham o transtorno.
“As pessoas com TEA podem e devem frequentar as salas de aula, pois são capazes de estudar e compreender os assuntos apresentados. Além disso, esse é um direito garantido por lei. O que esse grupo precisa é de profissionais qualificados que tenham a habilidade e as competências para auxiliá-los no processo de ensino-aprendizagem, assim como no de inclusão escolar. Precisamos de mais professores especializados em Educação Especial e Inclusiva”, afirma Juliana Célia, coordenadora de Pedagogia da UNINASSAU Graças.
O TEA não possui cura, mas há diversas terapias que podem reduzir os sintomas. No caso de algumas pessoas com autismo, há a questão das limitações. Uma delas é a sensibilidade sensorial, como iluminação excessiva ou sons que são extremamente barulhentos e irritantes para elas.
Os interessados devem se inscrever no site extensao.uninassau.edu.br.
Comentários