Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Peso das mochilas na volta às aulas preocupa e pode afetar a saúde dos estudantes

Fisioterapeuta da UNINASSAU Cacoal orienta sobre o uso correto para evitar danos à coluna
Assessoria de Comunicação Por: 30/01/2025 - 18:44
Imagem: Pexels
Por Aline Boone
 
Com a chegada do novo ano letivo, um dos desafios enfrentados por estudantes e pais é o peso excessivo das mochilas. A quantidade de livros, cadernos, materiais didáticos e outros itens utilizados diariamente gera preocupação, especialmente devido ao impacto que pode causar na saúde dos alunos.
 
Estudos apontam que carregar mochilas muito pesadas pode provocar dores nas costas, ombros e pescoço. Além disso, a coluna de crianças e adolescentes, ainda em fase de crescimento, é mais vulnerável a esses efeitos. O hábito de transportar cargas excessivas frequentemente leva à adoção de posturas inadequadas, o que pode resultar em problemas posturais de longo prazo, como escoliose.
 
De acordo com o Fisioterapeuta da Policlínica da UNINASSAU Cacoal, Renan Sesquim, os pais ou responsáveis devem estar sempre atentos se o peso da mochila é compatível com a estatura da criança ou adolescente. “Para os pequenos, a melhor opção é a mochila de rodinhas. Já os adolescentes e universitários devem preferir modelos de duas alças, evitando carregar de um lado só”, explica o profissional.
 
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o peso ideal da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal do aluno. Ou seja, um estudante com 40 quilos não deveria carregar mais de 4 quilos. Para minimizar os impactos negativos, algumas medidas podem ser adotadas. Escolas e professores devem incentivar os alunos a levar apenas o necessário para o dia, evitando materiais desnecessários.
 
Outra solução possível é o investimento em mochilas mais ergonômicas, com alças acolchoadas e ajustes que distribuam melhor o peso. “O ideal é que os itens mais pesados fiquem próximos ao corpo, enquanto os mais leves fiquem afastados. A melhor mochila é aquela que tem um fácil ajuste e que fique nivelado com a região do ombro”, explica o Fisioterapeuta da UNINASSAU Cacoal, Renan Sesquim.
 
A Policlínica da UNINASSAU Cacoal oferece atendimentos na área de Fisioterapia, incluindo serviços de Ortopedia para lesões, fraturas, tendinites, doenças da coluna, bursites e alterações posturais. Além disso, são realizados atendimentos em Neurologia infantil para casos como paralisia cerebral. A Policlínica fica localizada na Avenida Rosilene Xavier Transpadini, nº 2070, bairro Eldorado, ao lado do Hospital Heuro. Para mais informações ou agendamentos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (69) 98121-1366.
 

Comentários