
O Brasil é um país com características de clima tropical, por outro lado, o verão é o período carregado de chuvas em diversas áreas do país boa parte do ano.
O resultado disso é o excesso de lixo acumulados em locais inapropriados como ruas, rios e mar. Situação propicia para aumentar os casos de doenças infectocontagiosas que podemos contrair ao entrar em contato com água contaminada.
A soma do calor e a umidade, típicos do verão, formam um ambiente propício para gerar espaço para vírus e bactérias e assim aumentar o índice de doenças nesse período.
A enfermeira da Faculdade UNINASSAU São Luís, Rachel Pimentel explica que é necessário no mínimo manter os cuidados básicos para prevenir as chamadas doenças tropicais. “Lavar bem os alimentos, evitar água contaminada, estar em dia com a higiene do corpo são requisitos básicos para manter -se saudável. Caso o indivíduo estiver com sintoma comum em boa parte das doenças como vômito, febre e diarreia é importante procurar um posto de saúde”, alerta.
Doenças comuns em período chuvoso
Viroses
Geralmente diagnosticada com sintomas tais como perda de apetite, diarreia e vômitos, as viroses se dão através da ingestão da água contaminada. Embora os sintomas sejam fortes, o ciclo da doença dura cerca de dois dias. O importante é buscar acompanhamento médico e manter a hidratação do corpo durante esse período através de soro.
Leptospirose
A urina do rato tem uma bactéria denominada Leptospira interrogans, que causa dores pelo corpo, febre alta, pele e olhos amarelados e infecções na panturrilha. É necessário ter precaução após o diagnóstico, visto que o mau funcionamento dos rins, uma das consequências da doença, pode levar até a morte da vítima.
O tratamento é feito com a antibióticos. Portanto, devido ao alto índice de mortalidade vindo da leptospirose é preciso buscar orientação médica assim que identificar os primeiros sintomas.
Micoses
Ambientes quentes e úmidos são propícios para o alastramento de micoses no verão. A doença vem acompanhada de coceira, descarnação, machas claras ou avermelhadas transmitidas através da água contaminada. O tratamento é bastante simples, apenas com aplicação de antifúngicas. Embora seja fácil os cuidados, é necessário obter orientação médica para combater a doença.
Dengue
O mosquito aedes aegypti, transmissor da doença (vetor), ao se reproduzir aumenta a proliferação da dengue. Espaços como caixa d´água destampada,
Comentários