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Páscoa: nutricionista traz as características dos principais tipos de chocolate

O chocolate, principalmente os ovos de páscoa, estão sempre presentes na culinária do brasileiro nesse período  
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 15/04/2019 - 16:27
Imagem mostra ovos de páscoa em cima da mesa
A recomendação diária de ingestão de chocolate é de 30g
Aproximando-se do Domingo de Páscoa, um item é muito presente na casa dos brasileiros, o chocolate. Em seus diferentes tipos e formatos, incluindo os famosos ovos de páscoa, ele também traz medo para muitas pessoas, o de ganhar muitas calorias com o seu consumo. Mas segundo o nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Adriano Oliveira, se consumido na quantidade certa, o chocolate é um aliado à saúde. A recomendação de ingestão diária de chocolate, segundo ele, é de 30g para adultos não diabéticos.
 
O nutricionista alerta que o componente saudável do chocolate é o cacau. "O chocolate, quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau que ele contém. O chocolate amargo tem 70% de cacau, em segundo lugar vem o meio amargo, que tem 50% de cacau, o ao leite que terá 25% de cacau e por último o branco, que não tem cacau, mas sim a manteiga de cacau e não é saudável”, explica.
 
Segundo Oliveira é importante saber diferenciar todos os tipos de chocolates presentes no mercado. “O chocolate ao leite é composto de gordura, leite e açúcar, logo é preciso não exagerar no seu consumo. Já os chocolates amargo e meio amargo ajudam a prevenir doenças cardíacas, são anti-inflamatórios e produzem o bom colesterol. E os chocolates misturados com avelã, nozes, amendoim, embora tenham mais calorias, contêm gordura saudável, que faz bem para o coração. Já os chocolates trufados, misturados com caramelo e outras substâncias, têm gorduras ruins’’.
 
O nutricionista ainda destaca que os pais e familiares devem ser conscientes sobre o consumo do chocolate para as crianças. ‘’Não deixe todos os ovos que a criança ganhar em um lugar visível. Após aberto, quebre o ovo em pequenas porções e coloque-as em um pote. Isso evita chamar a atenção das crianças para a embalagem colorida dos ovos’’, conclui.
 
 

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