Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Para que serve e quais são os benefícios do esfoliante corporal?

Ele pode ser líquido, em creme, gel ou barra, sempre contendo ativos químicos ou granulosos
Assessoria de Comunicação Por: 22/09/2022 - 15:25 - Atualizado em: 22/09/2022 - 16:00
Por Luiza Fruet
 
Quando as pessoas usam esfoliante durante o banho, notam a pele mais macia e lisa. Isso acontece porque as células mortas, presentes na superfície cutânea, são eliminadas. Dessa forma, a hidratação é bem absorvida pelo corpo. Porém, esse não é o único benefício que esse produto oferece.  
 
“A esfoliação corporal também estimula a circulação sanguínea, melhorando o aspecto do Fibro Edema Gelóide (FEG), popularmente conhecido como celulite, e auxilia na eliminação de toxinas e impurezas. Apesar dessas vantagens, não é indicado realizar o procedimento todos os dias. Ele deve ser feito semanalmente. No caso de exposição solar muito prolongada, é preciso aguardar quinze dias, dependendo do estado cutâneo da pessoa. Além disso, o excesso pode alterar o pH da pele”, explica Vanessa Lapa, professora do curso de Estética e Cosmética do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.
 
Em relação às contraindicações, Vanessa faz um alerta para as pessoas com lesões e doenças de pele. “A esfoliação pode agravar ou dificultar a cicatrização do local. É de extrema importância ter a avaliação e o acompanhamento de profissionais capacitados para receber orientações”.
 
Apesar da possibilidade de realizar a esfoliação em qualquer parte do corpo, é importante reforçar que a corporal e facial possuem ações diferentes. O esfoliante também pode ser associado a equipamentos para potencializar o processo.

Comentários