Com a Pandemia do novo coronavírus, uma das áreas que precisou se adaptar nesses dias de quarentena foi a Educação. Mas como incentivar os alunos a continuarem os estudos com a suspensão das aulas? Como ofertar um ambiente virtual seguro para preservar a segurança e dados dos estudantes?
Diante dessa realidade, a Faculdade UNINASSAU Caruaru, e todas as instituições do grupo Ser Educacional, dias depois dos decretos suspendendo as aulas, buscou uma solução segura, com utilização de diversos recursos interativos como alternativa para manter os alunos interessados e engajados. Para isso, a Instituição optou por usar o sistema Teams, da Microsoft, uma das mais respeitadas no mundo. Ele tem a vantagem de ser integrado com os aplicativos do Office.
A professora dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição da UNINASSAU Caruaru, Maria Carolina Wanderley, explica que a aprendizagem de maneira remota pode incluir atividades educacionais onde o aluno é participação ativa do processo. “Isso é feito com apresentação de seminários, elaboração de mapas conceituais e até mesmo a discussão de artigos científicos de forma mais efetiva. Outra vantagem é que as ferramentas avaliativas disponibilizam resultados em tempo real, facilitando o diagnóstico da turma pelo professor”, ressalta.
A também docente, nos cursos de Engenharia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Enfermagem da Instituição, Paula Carneiro Viana, destaca que o regime letivo remoto foi, sem dúvida, um grande desafio. Mas, segundo ela, desafios são importantes para o crescimento profissional e pessoal. “Eu, como professora, encarei o regime letivo remoto, como algo positivo. Posso destacar diversos pontos positivos, como: aulas mais produtivas, melhor aproveitamento do tempo (pois usamos o tempo de forma mais eficiente), praticidade na aplicação de ferramentais digitais (jogos, tarefas on-line), maior aproximação professor/aluno, uma vez que os canais de comunicação foram ampliados, entre outros”, destaca.
Uma das alunas que aprova o sistema adotado é a estudante Jade Arruda, que cursa o primeiro período de Arquitetura e Urbanismo. “As aulas remotas não são obstáculos para buscar cada vez mais conhecimento, os nossos excelentes professores sempre nos motivam a seguir em frente e nos ajudar nas dificuldades que aparecem no cotidiano. Estou muito feliz por estar realizando o meu sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo e, um dia, ser uma grande profissional, e a UNINASSAU está fazendo um excelente trabalho para isso”, afirma a discente.
O também estudante de Arquitetura e Urbanismo Flávio Oliveira, destaca que, em meio uma pandemia, precisamos focar nos objetivos e se readaptar: “A UNINASSAU fez sua parte por meio das aulas remotas e, assim, não precisamos adiar nosso sonho profissional! As aulas remotas nos permitem cumprir o #ficaemcasa, permite que tenhamos uns minutinhos junto à família, e, como a aula é gravada, podemos assistir em outro momento ou mais de uma vez”, ressalta.
“Não estamos sentindo o calor humano, aquele contato com os abraços dos colegas e professores, mas é temporário, afinal, tudo passa”, conclui o aluno.
Comentários