Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Palestra aborda automutilação na adolescência

O evento acontece neste sábado (17), na UNINASSAU Salvador, campus Mercês, a partir das 9h
Assessoria de Comunicação Por: Natali Reis 13/06/2017 - 14:25 - Atualizado em: 13/06/2017 - 17:43
Imagem mostra gilete, objeto de automutilação
A palestra será ministrada pelo terapeuta cognitivo comportamental, Itamário Fernandes

O curso de Serviço Social, da Faculdade UNINASSAU, campus Mercês, realiza neste sábado (17), a partir das 9h, a palestra Automutilação na Adolescência: Alívio ou Tormento. O evento acontece para ajudar a entender o comportamento de jovens que, em uma das fases do jogo Baleia Azul, conhecido por induzir o suicídio, praticaram a automutilação, uma vez que o ato era um dos constantes desafios que o jogo pregava aos seus participantes.  

A palestra será ministrada pelo terapeuta cognitivo comportamental, Itamário Fernandes, que diz que diversos fatores sociais podem levar à automutilação. “Iremos abordar o processo de desenvolvimento humano, os fatores e a influência da cultura nas relações sociais da automutilação na adolescência”, explica.                        

A coordenadora de Serviço Social destaca a importância de discutir esse tema. “O objetivo da palestra é esclarecer, de forma clara e objetiva, pontos de um assunto tão polêmico. Queremos contribuir com os profissionais e os pais que tem dúvidas, pois caso vivam alguma situação parecida, é fundamental que pelo menos se crie um ambiente acolhedor para esses adolescentes”, conclui.

O evento é direcionado para profissionais de saúde, serviço social e pessoas que tenham interesse no tema. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: adalgiza.barbosa@mauriciodenassau.edu.br, mediante a doação de Kit de higiene, composto por dois sabonetes, uma pasta e uma escova de dentes. A UNINASSAU Mercês fica localizada na Rua Direita da Piedade, s/n (próximo ao Orixás Center).

Mortes por automutilação

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio e a morte por acidente através da automutilação foram a terceira causa de mortalidade entre os jovens em 2015, totalizando cerca de 67.000 mortes.

Comentários