
Por Letícia Porat
No dia 24 de outubro, a UNINASSAU Rio de Janeiro realiza uma ação especial do Outubro Rosa Pet, campanha voltada para a conscientização e prevenção do câncer de mama em animais de estimação. O evento, que é aberto ao público, conta com uma programação diversificada ao longo do dia, incluindo palestras, orientações e avaliações gratuitas.
A iniciativa busca conscientizar tutores sobre a importância da identificação precoce da doença e dos cuidados adequados para cadelas e gatas, além de reforçar a necessidade de práticas preventivas, como castração e exames regulares. A ação é conduzida por especialistas em medicina veterinária e eles compartilham conhecimento sobre as melhores abordagens para tratar e evitar neoplasias mamárias.
“A campanha nacional de conscientização sobre o câncer de mama é de extrema importância para a sociedade, tendo o mês de outubro dedicado à divulgação e ao incentivo ao diagnóstico precoce dessa doença. No campo animal, essa mobilização também é essencial, pois visa orientar tutores de cadelas e gatas sobre a possibilidade de seus pets desenvolverem a mesma patologia. Por isso, promovemos essa ação de avaliações e direcionamento para o tratamento adequado”, afirma a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Rio de Janeiro, Luciana Guerim.
Além das palestras, a programação oferece a oportunidade de avaliação gratuita dos animais, visando o diagnóstico precoce de problemas oncológicos. “Além de ser um ato de amor às cadelas e gatas, também reforça a importância das mulheres que participam do evento sobre o autocuidado. Essa é uma demonstração de amor e zelo dos profissionais veterinários com a saúde do coletivo”, acrescenta Guerim.
Confira a programação:
Manhã
9h30 – Cuidados paliativos no paciente oncológico - Dr. Adriano Baldaia (médico veterinário especializado em cuidados paliativos para cães e gatos);
10h30 – Neoplasias mamárias em cadelas e gatas: diagnóstico, tratamento e prevenção - Dr. Mateus Goulart Moreno (médico veterinário clínico e cirurgião).
Tarde
13h – Campanha de conscientização: traga seu pet para uma avaliação gratuita - stand com orientações e atendimento.
Noite
19h30 – Abordagem terapêutica clínica e cirúrgica das neoplasias mamárias - Dra. Melissa de Araujo Rodrigues (médica veterinária especializada em oncologia);
20h30 – Diagnóstico e prevenção das neoplasias mamárias em cadelas e gatas - Dra. Paula Gazé (médica veterinária especializada em oncologia e medicina).
Comentários