Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Os avanços da fisioterapia oncológica será tema em Congresso de Saúde em Fortaleza

O III Congresso Multidisciplinar de Saúde tem como tema central “Humanização, Saúde e Interdisciplinaridade”
Assessoria de Comunicação Por: Diogo Cordeiro 15/08/2018 - 14:05
Imagem mostra paciente com fisioterapeuta
Congresso acontece de 20 a 22 de setembro em Fortaleza
A fisioterapia oncológica será o foco de um dos debates do III Congresso Multidisciplinar de Saúde, que acontece de 20 a 22 de setembro, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Com iniciativa da Faculdade UNINASSAU, a programação vai reunir mais de 60 conferencistas locais e nacionais que são referência nas áreas de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia e Farmácia. E, para este tema específico, a programação vai contar com a palestra do pós-doutor em Physical Therapy in Oncology pela FCE – Faculdade da Califórnia, Daniel Xavier.
 
De acordo com o profissional, é preciso discutir cada vez mais sobre o câncer e quebrar a premissa de que a doença sempre provoca a morte. “Estamos acompanhando um grande desenvolvimento tecnológico e científico nas áreas da saúde. Diante disso, vemos que a taxa de mortalidade pelo o câncer reduziu muito, tanto pela qualidade do atendimento, quanto pelo diagnóstico precoce”, avalia. 
 
Ele ressalta ainda que essa especialidade fez com que o trabalho do fisioterapeuta tivesse impactos fundamentais na redução da mortalidade, da morbidade e do tempo de internação, seja na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quanto no ambiente hospitalar como um todo.
 
Com relação ao tema, o profissional revela que o intuito também é abordar sobre os avanços nessa especialidade. “É importante frisar que o câncer é a segunda doença que mais acomete a população mundial. Com os avanços, essa dualidade não existe mais”, frisa. Daniel também destaca a importância do fisioterapeuta na reinserção do paciente oncológico e da essencialidade de discutir esse tema no campo acadêmico. “As universidades precisam abordar o tema e contemplar a fisioterapia oncológica na grade do curso, como forma de preparar os profissionais para o tratamento desse paciente”, finaliza.
 
E com intuito de enriquecer o encontro e propor novas discussões, o Congresso também dará oportunidade para quem deseja expor trabalhos acadêmicos. Cada área específica (Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Psicologia, Nutrição e Enfermagem) possui eixos temáticos sobre assuntos que envolvem o tema central do Congresso: Humanização, Saúde e Interdisciplinaridade. Os editais para submissão dos trabalhos podem ser acessados no site oficial: eventos.sereduc.com
 
Serviço
Quando: 20 a 22 de setembro
Onde: Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740)
Inscrições: eventos.sereduc.com
 
 
Tags: 

Comentários