
Ao iniciar uma obra, é fundamental planejar aquilo que se deseja, ou seja, as etapas e o resultado que se quer alcançar. Toda empreitada, seja ela de grande ou pequeno porte, além de necessitar de um projeto, precisa de um cronograma físico-financeiro. Com o planejamento, é possível definir as fases de uma obra, criar um orçamento, elaborar um cronograma e, por fim, ter o controle da obra propriamente dito. Para abordar o assunto, a UNINASSAU Digital promove encontro, no dia 28 de abril, às 18h, com a especialista em Auditoria Contábil, Pascalle Siqueira.
Na construção civil, o planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, pois assegura a sua realização dentro das regras, evitando desperdícios, atrasos e perdas. Segundo o IBGE, que mede a inflação da construção civil por meio do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), as despesas do setor cresceram em torno de 18% apenas em 2021, elevando os custos produção.
“Os números demonstram que, na ausência de um planejamento, a obra pode sair do controle. Quando você orça, calcula inclusive a inflação prevista no período. Todos os anos, observamos sucessivos aumentos no custo de diversos materiais. Se a obra não possui cronograma que observe esse aspecto, vai faltar dinheiro. O custo, então, é parte crucial do projeto. É uma união que deve estar perfeitamente ajustada, entre despesa e projeto”, concluiu a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU Digital, Natálya Freitas.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site extensao.uninassau.edu.br. O link de acesso à palestra pode ser encontrado na página do evento.
Comentários