O aumento da obesidade entre jovens maiores de 18 anos se tornou um dos mais sérios desafios à saúde pública. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já soma, aproximadamente, 41 milhões de obesos com 20 anos ou mais. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Natal, Beatriz Luz, explica que esses números são preocupantes. O percentual de pessoas obesas passou de 13% para 27% em uma década.
A prevenção da obesidade precisa ser prioridade, pois está associada a várias complicações graves e ao alto risco de aparecimento precoce de diabetes e doenças cardíacas, por exemplo. Depois disso, a nutricionista explica que o ideal é investir em um bom hábito alimentar. “Escolher alimentos saudáveis desde muito cedo é fundamental, porque as preferências alimentares são estabelecidas no início da vida”, ressalta Beatriz.
Optar por alimentos que contenham alto teor de gordura, de açúcar ou sal é um dos principais fatores para a obesidade. A recomendação da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) para os jovens é:
- Limitar o consumo de alimentos com gorduras e açúcares totais;
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais, além de legumes, grãos integrais e nozes;
- E estimular a prática de atividade física regular;
- Evitar o consumo de bebida alcoólica;
- Seguir dietas equilibradas;
- Não ficar mais de 3h sem se alimentar.
Comentários