Por Ricardo Mousinho.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada 100 mortes é em decorrência do suicídio, o que revela que mais pessoas morrem tirando a própria vida do que por HIV, malária ou câncer de mama. Pensando nisso, o UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau promove um curso on-line com o tema "O suicídio e os desafios para a psicologia - avaliação, manejo e pósvenção", a fim debater demandas e atualizações com profissionais e alunos de Psicologia.
O termo pósvenção está relacionado às atividades, intervenções e assistência para aqueles impactados por um suicídio, no caso, os sobreviventes. Por isso, a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário, Dayane Arrais, explica que o curso é uma oportunidade de debate para que alunos conheçam a realidade clínica junto com as experiências de outros psicólogos. "Suicídio é um tema bastante abordado durante todo o ano, mas é em setembro que a sociedade se concentra e se empenha a trabalhar com mais ênfase. Nesse encontro que faremos, o objetivo é colocar em pauta as demandas e abordagens atualizadas em relação ao suicídio. E colocar alunos de Psicologia em contato com profissionais experientes é a melhor maneira de formar um profissional. Uma ótima oportunidade de capacitação", explica Dayane.
O curso acontece nesta terça-feira (21), pela plataforma Teams, a partir das 19h, com a ministração da psicóloga e professora do Centro Universitário, Danubya Pires. Os interessados devem solicitar o link de inscrição pelo número (86) 99919-4545.
Comentários