Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


O segredo das vendas: a atuação do profissional de Marketing

Você sabe como funciona o trabalho dos profissionais de marketing? Descubra nessa entrevista!
Por: Taísa Silveira 08/05/2017 - 11:52 - Atualizado em: 08/05/2017 - 13:42
Dia do Profissional de Marketing
Confira nossa entrevista com Arthur Ferreira, profissional de marketing com quase 10 anos de experiência
O profissional de marketing é aquele responsável por criar as estratégias para tornar um produto ou serviço mais atrativo para seu público-alvo. Dentre as atribuições exclusivas do profissional de marketing estão a pesquisa de mercado, a construção de identidade da marca, o gerenciamento de eventos internos e gestão da comunicação externa da empresa. Para falar um pouco mais sobre a prática profissional entrevistamos Arthur Ferreira, jornalista e profissional de Marketing com quase 10 anos de experiência na área. Confira o que ele disse sobre o mercado de Marketing no Recife e os desafios atuais da profissão.
 
 
Taísa Silveira: Arthur, originalmente você é formado em jornalismo. Como começou a sua carreira na área de marketing?
 
Arthur Ferreira: A minha carreira em Marketing começou quando senti a necessidade de participar de forma mais ativa na vida das pessoas e sentir de forma mais direta o impacto da comunicação no público. À época já tinha tido experiência na área de jornalismo e o modo de informar e até mesmo formar opinião era um processo muito gradual, não sentia muito resultado prático de retorno e acabei me encantando ao ver as possibilidades que o marketing trazia. No período veio o surgimento das redes sociais e meu primeiro trabalho nesse sentido envolvia a pesquisa do boca a boca de algumas marcas conhecidas pelo público, estabelecendo esse contato mais próximo que eu sentia falta com o cotidiano social.
 
Taísa Silveira: Em sua opinião, qual o grande diferencial do profissional de marketing que também tem formação em jornalismo?
 
Arthur Ferreira: Acredito que o profissional de marketing que traz o background de jornalismo agrega um diferencial não só com relação às técnicas de produção mas também, pelo envolvimento com apuração e entrevistas, consegue encontrar o melhor caminho para alcançar o objetivo principal do marketing que é vender experiências de produtos e/ou serviços da forma mais próxima possível do público desejado. O jornalista vai a campo para obter informações que irão ajudar a contar uma história sobre um determinado acontecimento, no marketing essa história construída vai levar a um fim específico, de informar e persuadir. Fora que o retorno do público no caso do marketing é bem mais rápido do que no jornalismo, ponto principal que estimulou minha transição de área. 
 
Taísa Silveira: Mas com o advento e a crescente importância das redes sociais, essa resposta do público em relação aos meios de comunicação de massa tem sido mais imediata...
 
Arthur Ferreira: Sim, mas senti essa diferença entre minhas produções jornalísticas e meus resultados com marketing. No marketing a gente tem a parte de pesquisa que pega o que as pessoas falam de espontâneo sobre as marcas e serviços. A partir disso você tem o resultado das campanhas de marketing pagas que atualmente posso dizer que representam 80% desses resultados. Quando comecei, o alcance orgânico das redes sociais era bem maior. Então, nós temos o efeito obtido pelas campanhas e a opinião pública da marca sem necessariamente ser o marketing da empresa quem gerou o conteúdo.
 
Taísa Silveira: Em quais áreas do marketing você já atuou?
 
Arthur Ferreira: Pesquisa de mercado, endormarketing, inbound e outbound. Em Pesquisa de Mercado, eu atuava analisando o boca a boca espontâneo gerado na web sobre marcas específicas. A procura era por assuntos específicos que pudessem mudar a forma como se pensa a relação dos produtos ou serviços com os consumidores. Então envolvia um trabalho constante de análise de inteligência e oportunidades pra marca, assim como benchmarking para entender como os concorrentes estavam atuando à época. Essa foi a área que eu mais me identifiquei dentro do Marketing.
 
A segunda área que eu mais me identifiquei foi com o outbound marketing, que atua nas mídias pagas, e meu foco foi nas mídias digitais. Então, análise de cenário, de investimentos, comparação de resultados, controle de orçamento, criação de novas estratégias de captação, otimização e gestão de campanhas.
No Inbound Marketing, eu desenvolvi ações de captação dentro da base da empresa, sejam campanhas de e-mail marketing, lançamentos de produtos e serviços, construção de páginas especiais para nutrição dos leads (landing pages), disparo de conteúdos em grupos segmentados, análise e implantação de SEO para site.
 
E no endormarketing, entendi melhor como atuar diretamente na cultura empresarial. O cuidado é com o público interno, o que me levou a entender que um ambiente com profissionais engajados contribui diretamente para a permanência e estabilidade das operações e seus processos. Então a elaboração de comunicados, e-mails em datas comemorativas, eventos internos, pesquisa de satisfação, era um trabalho desenvolvido em parceria com o RH.
 
Taísa Silveira: Como você avalia o mercado de marketing atualmente?
 
Arthur Ferreira: A minha avaliação é de que o mercado do Recife, especialmente, está mais promissor em se tratando da aplicação de marketing digital nas empresas, em particular, empresas de tecnologia que compõem o Porto Digital ou as que já sentiram efetividade na aplicação de marketing digital nos seus resultados estratégicos. Essas têm sido responsáveis pela maior procura de profissionais da área, que desempenham muitas vezes o trabalho de marketing interno e também estudam e implementam essas ações de marketing digital para garantir bons resultados, retirando essa atividade da mão das agências de publicidade e propaganda e construindo um trabalho mais “in house”.
 
 

Comentários