Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O profissional que cuida da saúde através do exercício

No dia 1º de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. Conheça um pouco mais sobre esse ofício
Por: Paula Brasileiro 29/08/2017 - 10:13 - Atualizado em: 01/09/2017 - 10:30
O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado em 1º de setembro
O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado em 1º de setembro

Planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas; acompanhar e orientar pessoas durante a prática de esportes e exercícios físicos; preparar atletas; além de, muitas vezes, ser referência esportiva para crianças e jovens. Essas são atribuições dos profissionais de educação física, que trabalham em função da saúde das pessoas.

Para exercer a profissão, além do diploma universitário é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). O profissional pode atuar em escolas, academias de ginástica, clubes recreativos e esportivos e em associações atléticas e desportivas. Outros campos de atuação são hospitais, hotéis, empresas e indústrias e, ainda, a prestação de consultoria no que se relaciona à área. Para os que pretendem continuar os estudos, é possível fazer um mestrado ou doutorado para atuar como professor em universidades.

Mas, para desenvolver um bom papel nessa área, não basta apenas gostar de atividades físicas e esportes, como pontua o coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU, Osvaldo Serejo: “É necessário ter feito o curso em boa instituição de ensino superior, estudar bastante, procurar cursos de especialização e ficar sempre atualizado.”  

As atividades desse profissional são voltadas para as pessoas, portanto, é imprescindível ter paciência e inteligência emocional para lidar com os mais diversos públicos. Ter boa comunicação também é uma característica importante e, claro, saber respeitar os limites de cada um. As vantagens do ofício, o professor Serejo  responde: “ O conhecimento de toda a área de saúde, novas amizades, reconhecimento como um profissional que cuida do corpo e da mente das pessoas.”

Que tal conhecer melhor o curso de Educação Física da UNINASSAU? Clique aqui e confira.

 

Comentários