Planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas; acompanhar e orientar pessoas durante a prática de esportes e exercícios físicos; preparar atletas; além de, muitas vezes, ser referência esportiva para crianças e jovens. Essas são atribuições dos profissionais de educação física, que trabalham em função da saúde das pessoas.
Para exercer a profissão, além do diploma universitário é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). O profissional pode atuar em escolas, academias de ginástica, clubes recreativos e esportivos e em associações atléticas e desportivas. Outros campos de atuação são hospitais, hotéis, empresas e indústrias e, ainda, a prestação de consultoria no que se relaciona à área. Para os que pretendem continuar os estudos, é possível fazer um mestrado ou doutorado para atuar como professor em universidades.
Mas, para desenvolver um bom papel nessa área, não basta apenas gostar de atividades físicas e esportes, como pontua o coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU, Osvaldo Serejo: “É necessário ter feito o curso em boa instituição de ensino superior, estudar bastante, procurar cursos de especialização e ficar sempre atualizado.”
As atividades desse profissional são voltadas para as pessoas, portanto, é imprescindível ter paciência e inteligência emocional para lidar com os mais diversos públicos. Ter boa comunicação também é uma característica importante e, claro, saber respeitar os limites de cada um. As vantagens do ofício, o professor Serejo responde: “ O conhecimento de toda a área de saúde, novas amizades, reconhecimento como um profissional que cuida do corpo e da mente das pessoas.”
Que tal conhecer melhor o curso de Educação Física da UNINASSAU? Clique aqui e confira.
Comentários