
Por Luiza Fruet
No dia 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data serve como um lembrete para que a população não esqueça que esse grupo também deve receber os devidos cuidados em relação à sua saúde, como a odontológica. Essa atenção busca desenvolver ações na promoção do envelhecimento saudável, sendo um fator decisivo para a manutenção de uma boa qualidade de vida.
O professor de Odontologia da UNINASSAU Boa Viagem, Hittalo Rodrigues, ressalta a importância dos idosos se preocuparem com sua saúde bucal. “Com o avançar da idade, diversas alterações ocorrem na boca de uma pessoa idosa e manter consultas regulares com o cirurgião-dentista garante diagnóstico e o seu tratamento precoce. A saúde bucal comprometida pode afetar o nível nutricional e o bem-estar físico e mental, além de diminuir o prazer de uma vida social ativa”, afirma. Ele também reforça que familiares e cuidadores devem auxiliar ativamente na manutenção diária da higiene bucal dos pacientes idosos, identificando qualquer alteração na boca que cause desconforto, como uma prótese mal adaptada ou feridas.
Cárie, boca seca, sensibilidade e gengivite são alguns dos fatores que mais atingem a população idosa. Além disso, doenças preexistentes podem afetar a saúde da boca dessas pessoas. Por isso, é importante ter o acompanhamento de um cirurgião-dentista, para que ele possa instruí-las corretamente. No caso das próteses dentárias, o profissional também informará os cuidados necessários para evitar problemas futuros.
A Clínica-Escola da UNINASSAU Boa Viagem oferece, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, atendimento gratuito aos idosos. Entre os tratamentos, estão restaurações, extrações, prótese, tratamento endodôntico (de canal), raspagem e aplicação de flúor são os serviços oferecidos. Para agendamento e outras informações, os interessados podem ligar para o 3413-4669.
Comentários