Devido às suas propriedades imunizantes e seus diversos benefícios, os chás são consumidos desde a antiguidade, principalmente pelas culturas asiáticas. Segundo a pesquisa elaborada pela Euromonitor Internacional, a ingestão de chás cresceu 25% entre 2013 até 2020 no Brasil. Isso se deu por causa da diminuição no consumo de outras bebidas, como refrigerantes e cafeína, sendo escolhida por ser uma alternativa mais saudável.
O consumo dos chás está associado a vários benefícios dentro da prática integrativa da promoção da saúde, são eles: colaboração no relaxamento, pois reduz os níveis do hormônio cortisol; auxílio na melhora da qualidade do sono; e redução do estresse. Além de atuar na diminuição dos níveis de colesterol no sangue, na desintoxicação do organismo, causar efeito antioxidante, antialérgico, antibacteriano, entre outros benefícios.
A nutricionista e professora da UNINASSAU Recife, Helena Campello, exemplifica alguns tipos da bebida e as ações que desenvolve no corpo. “Os chás possuem diversos potenciais na modulação de melhoria da saúde. Quando falamos da busca por termogênese, o consumo de chá verde está bastante associado, o que pode auxiliar na gestão de peso corporal. No entanto, sabe-se que outros chás, por exemplo o chá de gengibre, possuem ações dentro das condições eméticas, melhorando quadros digestivos para o paciente”, informa.
Por outro lado, a nutricionista ressalta que o consumo de chás precisa ter um acompanhamento, respeitando a individualidade biológica de cada paciente e as suas condições clínicas existentes. O uso equivocado das plantas medicinais para alívios de sintomatologia clínicas pode trazer efeitos colaterais. Isso porque na natureza se extrai diversos compostos, os quais podem ser tóxicos.
“Muitas vezes o paciente faz o uso de blends, mas pode conter um composto que não seja interessante para ele, então, pode trazer algum efeito colateral”, afirma. Mesmo com os muitos efeitos positivos, o consumo do chá não pode ser feito de forma irresponsável, pois, mesmo que seja um produto natural, ele também tem uma repercussão metabólica.
Atualmente, o consumo ficou mais fácil porque é possível encontrar, no mercado, diversas versões e opções dos chás, bem como diversas formas de preparo, seja em pó, em cápsulas ou em saquinhos. Além disso, as misturas de ervas, conhecidas como blend, combinam os sabores e texturas, analisando as propriedades de cada substância e como elas podem complementar uma à outra.
Comentários