Por Vanessa Viana
Os sucos Detox, forma abreviada de “desintoxicação", são bebidas elaboradas com ingredientes naturais como frutas, verduras e cereais que apresentam propriedades antioxidantes, baixo teor calórico, auxilia na diminuição da retenção de líquidos, além de serem ricos em fibras, o que pode ajudar a promover a saciedade e controle da fome. Por esses motivos, a opção pode ser bastante procurada por pessoas que desejam perder peso, no entanto, para que os resultados desses sucos sejam satisfatórios é necessário que outras medidas sejam aliadas a este consumo.
De acordo com a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Graças, Mayara Guimarães, o Suco Detox é preparado com elementos que facilitam as funções do organismo, como é o caso do gengibre que possui o gingerol, um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção de doenças, a hortelã e demais verdes folhosos que vão fornecer vitamina K responsável pela coagulação sanguínea.
"O Suco Detox é um complexo de fitoquímicos e bioativos que vão favorecer o desempenho do corpo. Já a desintoxicação acontece naturalmente no fígado, que é o órgão responsável por esse processo, sendo assim, o suco não desempenha qualquer papel nessa função, ele atua apenas como um elemento auxiliar na diminuição do inchaço juntamente a uma dieta apropriada”, explica.
Geralmente, as bebidas são preparadas associando frutas, verduras, sementes como chia e linhaça e elementos considerados termogênicos como pimenta, gengibre e canela. A união desses elementos podem proporcionar diversos benefÍcios e dentre eles estão a melhora da fadiga, aceleração do metabolismo, redução do inchaço, diminuição na retenção de líquidos, que combinados com exercícios físicos, potencializam os resultados.
A nutricionista ainda reforça que a bebida por si só não gera o emagrecimento, e para que haja a perda de peso, é necessária que outras medidas sejam realizadas. "É importante destacarmos que nenhum alimento sozinho vai gerar emagrecimento, o mesmo vale para o suco Detox, apesar de trazer diversos benefícios para saúde, ele não pode ser utilizado como a única opção no processo de emagrecimento. O que vai proporcionar o emagrecimento é o contexto, por exemplo, uma dieta balanceada, de acordo com as especificidades de cada indivíduo, organização dos horários das refeições, atividades físicas, buscar um médico para entender se esse indivíduo que não consegue perder peso possui alguma questão hormonal que influencie na dificuldade desse emagrecimento, dentre outras questões", afirma.
Uma boa opção é consumir o suco pela manhã, em jejum, para que se tenha um melhor funcionamento dos órgãos. O consumo pode ser feito diariamente e não há contraindicações, gestantes, crianças, e até mesmo pessoas diabéticas podem ingeri-los. Entretanto, a nutricionista alerta que essa opção não pode substituir uma refeição. "Nenhuma bebida Detox pode substituir uma refeição. Uma refeição para ser completa precisa ter determinadas porções de carboidrato, proteínas, lipídios que o suco não oferece”, finaliza Mayara Guimarães.
Comentários