Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Nutricionista incentiva a vivência da alimentação em família

Coordenador de Nutrição da UNINASSAU explica também como os hábitos dos pais interferem na vida dos filhos
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 10/11/2017 - 10:49
Imagem mostra pais durante refeição com os filhos
Negociar com os filhos também faz parte do processo de educação alimentar

A presença familiar na vida das pessoas é importante e exerce grande influência também no que diz respeito à nutrição. Os exemplos que os pais precisam dar aos filhos e os cuidados na alimentação da família podem ser fundamentais para uma vida mais saudável das crianças, em especial. Isso é o que afirma o coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru e Mestre em Educação de Ciências da Saúde, Adriano Oliveira.

Segundo o coordenador, ‘’na alimentação, diversos estudos da área nutricional apontam que as crianças são totalmente influenciadas pelos adultos, inclusive nas questões de paladar. Os nossos hábitos e atitudes vêm desde o berço, assim, as crianças carregam de forma natural uma mensagem de que seus pais sempre estão fazendo o que é de mais correto’’. Adriano ressalta a necessidade de que os pais deem bom exemplo também na alimentação que ingerem no dia a dia. ‘’A alimentação da criança é reflexo do que os pais comem em casa, não adiantando pedir para o filho não tomar refrigerantes se o pai toma todo dia. Portanto, é necessário, primeiramente, que os pais façam uma reeducação alimentar, quando estiver em casa, criar um hábito de comer produtos mais saudáveis, com menos quantidade de sódio, de açúcar e corantes’’, diz.

Negociar com os filhos também faz parte do processo de educação alimentar. ‘’A conversa é um dos melhores meios educacionais para a relação pais e filhos. Negocie com seu filho e determine um dia da semana para que ele possa comer alguns alimentos fora desse grupo de alimentos que não são recomendados’’, afirma Adriano. O nutricionista ainda dá dicas de quais alimentos precisam ser evitados, como: salgadinhos de pacote, refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, chocolates e doces em geral. ‘’Esses alimentos aumentam o risco de obesidade, diabetes, pressão alta e outros problemas de saúde’’, ressalta o nutricionista.

 

Comentários