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Nutricionista explica como aproveitar o São João

O segredo é manter a rotina saudável durante o mês e curtir o que as festas têm para oferecer com controle
Assessoria de Comunicação Por: Breno Leal 13/06/2019 - 11:04
O mês de junho, principalmente na região Nordeste, chega acompanhando de muito xadrez, forró, bandeirolas e comida junina. Diante de tantas gostosuras feitas com o milho, fica difícil não exagerar um pouco e acabar fugindo da dieta. Porém, de acordo com a nutricionista e professora da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Júlia Guimarães, é possível manter a dieta durante as festas juninas. 
 
"Antes de tudo, temos que entender o que é dieta e vida saudável. Normalmente a ideia que as pessoas têm de dieta é muito sobre restrição alimentar, não poder comer nada além daquele plano passado pelo nutricionista, e isso nunca vai ser saudável. Sempre teremos festividades, todo ano tem São João, então, é muito mais interessante a gente manter uma rotina saudável e quando tiver oportunidade nas juninas, fazer escolhas que sejam saudáveis, tanto para o nosso psicológico, quanto para a nossa saúde física", explica a professora.
 
De acordo com a profissional, uma boa opção é escolher o que mais gosta de comer e ingerir em uma proporção menor. Além disso, é importante manter a rotina e a alimentação saudáveis durante o mês. "O segredo para não exagerar não é se limitar e deixar de comer ou sair de casa para evitar as comidas típicas do mês. O segredo é justamente manter a rotina, ou seja, você vai treinar para aumentar o gasto calórico, se exagerar em um dia, no próximo volta a rotina normalmente, comendo bem, fazendo atividade física e vida que segue. Não precisa fazer nenhuma dieta detox, nem tomar suco detox, porque temos rins e fígado que fazem isso naturalmente", orienta Júlia.
 
Claro, existem comidas mais leves do que outras. Mas, segundo a nutricionista, não existe nenhuma comida "vilã". "Todas as comidas típicas podem ser consumidas, o importante é a quantidade, afinal, as comidas juninas têm uma densidade calórica muito grande, ou seja, a preparação delas exige ingredientes muitos calóricos. Então, se você consome uma quantidade muito elevada, você vai ingerir muitas calorias", explica a professora.
 
Outra escolha assertiva, segundo a docente, é optar por alimentos isolados, como milho cozido ou assado e o próprio amendoim, que é um pouco calórico, mas saudável. Ela explica que esses alimentos têm uma quantidade calórica menor, diferente de um bolo de milho, por exemplo, que além do milho leva leite, coco, leite de coco, entre outros ingredientes, o que aumenta a densidade calórica. "Mas isso não impede ninguém de consumir o bolo. O que não pode é comer a metade do bolo, e sim uma fatia". 
 
E para finalizar, a professora de nutrição deixa três dicas para as festas juninas. Salva aí:
 
1) Mantenha o gasto calórico durante o mês. Treine todos os dias para gastar as calorias que você está consumido a mais durante o mês e, se puder, aumente ao gasto calórico também, indo uma vez a mais na semana para a academia com o intuito de compensar.
 
2) Mantenha a alimentação regular. Entre as festas que você vai, escolha a que você vai se permitir comer um pouco mais. É importante não levar o consumo desses alimentos para o dia a dia durante todo o mês, e sim deixar isso apenas para as festas.
 
3) Aproveite o momento. Se você gosta dessas festas, dance, converse, reveja os parentes. Temos que lembrar que as festividades vão além das comidas ou bebida que estão ali. É um momento de socializar, rever amigos, dançar forró. Em resumo, não foque apenas na comida e mantenha sua rotina de exercícios e alimentação saudáveis, escolha as festividades e aproveite o momento.
 

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