
No Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Faculdade UNINASSAU Petrolina promoveu uma roda de conversa com os profissionais da empresa Venâncio, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da construtora, sobre os impactos dos hábitos alimentares na saúde. O assunto foi abordado pelo professor e coordenador do curso de Nutrição, Rafael Pinheiro, e o aluno Mateus Martins.
Pesquisa realizada pela Kantar Wordpanel, especialista global em comportamento de consumo, aponta mudança na rotina alimentar dos brasileiros. Estudo mostra que 27% dos lares brasileiros aumentaram o consumo de frutas e sucos naturais, e diminuíram o de carne vermelha, açúcar e refrigerante.
Com o tema “Os dez passos para a alimentação saudável”, os palestrantes alertaram sobre os riscos dos alimentos gordurosos, com alto teor de açúcar e sódio. Para Mateus, falar sobre a segurança alimentar e nutricional na produção e qualidade dos alimentos foi uma experiência única. “Poder palestrar assumindo o papel de mediador das boas práticas alimentares nesse dia tão importante foi, sem dúvidas, uma grande responsabilidade”, contou o estudante.
O professor destaca que “o mais importante é ter um estilo de vida saudável, associando atividade física diária e alimentação com produtos saudáveis”. “Além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo e manter o peso dentro dos limites de saúde”, orientou Pinheiro.
Comentários