Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Nutrição: o cuidado com a alimentação na adolescência

Para celebrar o Dia do Adolescente, nutricionista dá dicas e alerta sobre a importância de uma alimentação balanceada na adolescência
Assessoria de comunicação Por: Berg Braga 20/09/2021 - 16:37 - Atualizado em: 20/09/2021 - 16:39
Nutrição: o cuidado com a alimentação na adolescência
Durante a adolescência, o corpo, a mente e a vida do indivíduo passam por mudanças e transformações. Essa época é marcada por alguns conflitos e, por este motivo, é importante ter cuidado com a alimentação. Na semana em que se celebra o Dia do Adolescente, a Nutricionista e Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Steffany Pontes, alerta sobre a importância de uma refeição adequada na juventude.
 
De acordo com a profissional, o número de adolescentes obesos vem crescendo nos últimos anos por causa do sedentarismo, da má alimentação e dos problemas de saúde. Casos de ansiedade e depressão aumentaram no período da pandemia, fazendo com que muitos adolescentes buscassem amparo na comida, que, na maioria das vezes, são industrializados, ricos em gorduras e açúcares e com baixo valor nutricional.  
 
“Na contramão desta estatística, ainda há uma parcela do grupo citado com transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, devido à pressão estética e aos padrões de beleza, muitas vezes irreais, divulgados nas redes sociais. Nesta idade, uma alimentação não balanceada pode trazer prejuízos e atrapalhar os desempenhos escolar e físico do indivíduo", explica a nutricionista.
 
Ela também afirma que a alimentação na juventude deve ser o mais balanceada possível, ofertando ferro (encontrado em feijão, carnes, ervilha e lentilha), cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros, castanhas, sementes, sardinha etc.) e todas as vitaminas (encontradas em frutas e verduras – 400g/dia). “As refeições que não são tão saudáveis, como fast food e salgadinhos, devem ser evitadas ao máximo ou consumidas com moderação. A alimentação também não deve ser muito restritiva porque o adolescente se encontra em fase de desenvolvimento físico e hormonal. Em caso de dúvidas, o ideal é se consultar com um nutricionista”, indica Pontes.

Comentários