Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nutrição no crossfit: qualidade de vida para quem ama exercitar o corpo

A nutrição esportiva tem influência fundamental no desempenho de atletas e pessoas que praticam modalidades esportivas. Confira como os hábitos alimentares auxiliam quem pratica crossfit
Por: Camilla de Assis 18/05/2017 - 12:00 - Atualizado em: 26/06/2017 - 08:35
Foto: Freepik
Confira qual a influência da nutrição no crossfit
Muito buscada por uns e pouco entendida por outros, a nutrição esportiva tem fundamental importância na vida de atletas e profissionais que atuam utilizando o corpo e os esportes como suas fontes de emprego ou lazer. São essas pessoas que mais necessitam de uma alimentação balanceada, pois seguem uma vida cheia de atividades que requerem de um bom equilíbrio alimentar.
 
Dentro dos esportes e das modalidades esportivas que demandam do atleta essa alimentação, está o crossfit. A modalidade nasceu na Califórnia, nos anos 90, focada numa prática de exercícios físicos de alta intensidade e com foco em desenvolver o funcionamento físico de modo geral, sem se ater a determinadas habilidades.
 
O sucesso da prática é tão grande que, em todo o mundo, houve uma explosão do crossfit. Um dos grandes benefícios da modalidade é que os exercícios oferecem um rápido resultado, justamente pela alta intensidade na prática, e promovem a quebra de monotonia, já que os treinos são altamente volúveis.
 
AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DE NUTRIÇÃO JÁ ESTÃO ABERTAS

Increva-se no vestibular!

 
Mas como uma pessoa que pratica crossfit deve se alimentar?
 
Não existe fórmula ideal para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida por meio da alimentação aliada ao crossfit. O segredo é frequentar um nutricionista especializado periodicamente para que seja realizada uma avaliação corporal. “O geral é que os praticantes de crossfit ingerem maior quantidade de gorduras boas, proteínas, vitaminas e minerais, e menos carboidratos”, explica a nutricionista Lara Juliana Cordeiro de Siqueira, que palestrou no 3º Congresso Multiprofissional de Saúde da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau.
 
Se por um lado os praticantes de crossfit devem enriquecer a alimentação com determinados nutrientes, por outro, certos tipos de comida devem ser evitados. “O que costumamos dizer é que o paciente se alimente com ‘comida de verdade’ e evite as coisas industrializadas. Portanto, até mesmo as barras de cereais nós não recomendamos muito. Refrigerantes também não são tolerados”, explica a nutricionista.
 
E por que a nutrição no crossfit é tão importante?
 
Você já se imaginou realizando um exercício físico sem se alimentar direito? Pois é, a combinação dessas duas variáveis resulta em um produto que, com certeza, não é interessante para a pessoa que pratica a atividade. Tontura, dores de cabeça, dores musculares, cãibras e até mesmo desmaios podem ser fruto de uma má alimentação.
 
“A nutrição esportiva serve para evitar lesões durante o treino. Por isso, a alimentação serve para restabelecer a ordem e fazer com que a pessoa tenha o melhor desenvolvimento possível durante sua atuação na atividade”, alerta a nutricionista Lara Juliana Cordeiro de Siqueira.
 
3º Congresso Multiprofissional de Saúde abordou a ‘Influência da nutrição no crossfit”
 
Nos dias 25, 26 e 27 de maio, aconteceu o 3º Congresso Multiprofissional de Saúde, promovido pela UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió. O evento abordou diversos temas ligados às áreas de Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Radiologia, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social.
 
O encontro foi realizado no hotel Ritz Lagoa da Anta, na capital alagoana, e ofereceu palestras, minicursos e conferência com diversos, e alguns deles abordaram as práticas esportivas. No caso do curso de Nutrição, a nutricionista esportiva Lara Juliana Cordeiro de Siqueira realizou uma conferência sobre o tema “Influência da nutrição no crossfit”. 
 
O encontro ofereceu certificado com carga horária de 30 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefone (81) 3412-6246 e (82) 3036-2289 ou pelo site do evento.

Comentários