Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Opinião


Novo Coronavírus e a era das Fake News

Por Camila Juliette - Docente no curso de Marketing da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais; e Metodologias Ativas de Ensino
Assessoria de Comunicação Por: 31/03/2020 - 15:54 - Atualizado em: 01/04/2020 - 11:58
Imagem mostra homem segurando placa com nome coronavírus
Recentemente, nos deparamos com mudanças drásticas na economia, alterações na rotina pessoal e um contexto político ainda mais abalado, fruto da pandemia do novo coronavírus (Covid - 19). Além das medidas preventivas que estão sendo amplamente divulgadas pela mídia, somos bombardeados diariamente por infinitas notícias quem nem sempre são verdadeiras.
 
As redes sociais são fortes ferramentas de comunicação na sociedade pós-moderna que nos favoreceu na diminuição de distâncias físicas e no acesso as informações, além de possibilitar produção e distribuição de conteúdo. Com essa mudança, deixamos de ser meros receptores e nos tornamos também propagadores de notícias.
 
Dada essa transformação na forma de se comunicar, atrelada a velocidade e o volume de informações, encontramos uma pergunta que é difícil de ser respondida: mas afinal, o que é verdade? O termo (post-truth / pós-verdade) configura os tempos atuais, onde a veracidade tem um papel cada vez mais secundário. Essa distorção deliberada do que é real, gera histeria e pânico diante da situação que estamos vivendo neste exato momento. Quantos textos, vídeos, links e áudios você recebeu nos últimos dias nos seus aplicativos de mensagem? Notícias falsas têm, atualmente, a mesma facilidade de se propagar (ou até mais) do que as que correspondem com a realidade.
 
Temos urgência em divulgar, em dar a notícia, estamos desenfreados, tão sedentos por informações que esquecemos de algo fundamental: checar a veracidade, procurar as fontes. Em tempos de pandemia isso se torna ainda mais preocupante. Quantas notícias de vacinas, medicações, pessoas contaminadas, teorias da conspiração e dados desesperançosos ou não, circulam pelas redes sociais e são tratados como verdade? É preciso ficar cada dia mais atento.
 
Não compartilhe informações antes de checar. Uma dica é procurar a informação nos sites de agência de checagem de notícias, nos órgãos oficiais e nos veículos de comunicação consolidados. O próprio Ministério da Saúde tem um site onde é publicado o que é Fake e o que é verdade (https://saude.gov.br/component/tags/tag/novo-coronavirus-fake-news). Então não tem desculpa, só compartilhe depois de ter certeza. Informação falsa não ajuda em nada.

Comentários