Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Novas alternativas para gerar energia e ajudar o meio ambiente

Energia solar, eólica e biomassa são opções que causam menos impactos
Assessoria de Comunicação Por: 10/01/2020 - 18:50
Os chamados "extremos do clima" são cada vez mais frequentes como a exemplos os incêndios intensos que consumiram a Amazônia esse ano, a maior inundação dos últimos 50 anos na cidade de Veneza na Itália, a maior tempestade tropical das últimas três décadas da Tailândia e as ondas sufocantes de calor em toda Europa. Tudo isso é consequência do aumento do efeito estufa ao longo dos anos. 
 
A Organização Meteorológica Mundial fez um alerta: em 2018, a concentração de gases do efeito estufa bateu recordes históricos. De acordo com o relatório "Estado do clima", o aquecimento do planeta aumentou 43% se comparado ao ano de 1990. Os anos entre 2015 e 2019 foram os mais quentes dos últimos tempos.
 
Uma das soluções para amenizar o estrago é o uso de fontes de energias alternativas. A UNINASSAU Teresina, está oferecendo, de forma totalmente gratuita, o curso “Uso de Fontes de Energias Alternativas” para quem almeja obter conhecimento sobre a temática. O curso será ministrado pelo mestre em Engenharia Elétrica, João Vitor Loiola.
 
“A ideia é oferecer maior domínio dos tópicos relacionados às fontes de energia empregadas no mercado atual, fato que deve elevar, inclusive, a competitividade desses profissionais. Entre os maiores benefícios da utilização dessas fontes de energias está a redução da emissão de gás carbônico, rentabilidade econômica para os locais de onde ocorre a geração e elevação da eficiência energética do setor elétrico brasileiro”, explica o palestrante.
 
Atualmente, no Brasil, esses sistemas de energia são instalados em regiões com características bem específicas, como locais de elevada média de velocidade de vento, grande incidência solar e em regiões de cultivo de cana de açúcar. Entretanto, independentemente do tipo de sistema instalado, essa energia gerada é posta à disposição do sistema de distribuição local gerando inúmeros benefícios para as comunidades locais bem como para o planeta.
 
Para se inscrever, basta acessar o site de extensão da UNINASSAU, preencher o formulário e comparecer à unidade do curso escolhido. Vale lembrar que os interessados devem levar documento de identificação e 1kg de alimento perecível que, posteriormente, será doado a instituições de caridade.
 
 

Comentários