Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Carreiras


No Dia do Médico, confira 6 seriados de medicina que marcaram a televisão

Neste dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico e em homenagem a esses profissionais, listamos séries clássicas e instigantes que se passam dentro de hospitais
Por: 18/10/2022 - 09:14 - Atualizado em: 20/10/2022 - 11:20
Personagem de série sorrindo
Personagem de Grey's Anatomy, Meredith Grey

Escrito por Thaynara Andrade

Seja pela rotina desafiadora, pelo ato de cuidar das pessoas ou pela adrenalina de se realizar cirurgias complexas que salvam vidas, os seriados que têm como narrativa o dia a dia dos médicos sempre conquistam a atenção do público. Se você é uma dessas pessoas, aproveite este dia 18 de outubro para conhecer séries de medicina que marcaram a televisão.
 
Esses programas são interessantes porque além de entreter os telespectadores, também são responsáveis por inspirar milhares de estudantes a cursar medicina, ao passo que representam circunstâncias reais do trabalho médico como o envolvimento com os pacientes, o tratamento de doenças e a superação de obstáculos presentes nessa carreira tão importante.
 
Se você também faz parte desse grupo de pessoas que amam a medicina, neste dia do médico, não deixe de conferir essas seis séries que fizeram história ao representar de forma realista e humanizada o exercício dessa profissão.
 
Grey's Anatomy
 
Uma das séries mais icônicas quando o assunto é medicina, Grey's Anatomy conquistou milhões de fãs ao redor do mundo sendo uma das séries de maior audiência da TV, além de ser premiada em diversos festivais de cinema. Atualmente com 18 temporadas, o seriado conta com um elenco renomado, composto por atores como Ellen Pompeo, Patrick Dempsey e Sandra OH. 
 
Em meio ao plano de fundo dos hospitais, a série traz o lado humano dos médicos que em meio aos problemas de saúde dos pacientes e até mesmo de fatalidades, vivenciam acontecimentos que afetam sua vida pessoal e cultivam vínculos além do campo profissional, como amizades, relacionamentos amorosos e até desavenças.
 
House
 
Na contramão das séries que abordam médicos mais empáticos, o seriado House é protagonizado pelo médico infectologista e nefrologista, Dr. Gregory House, que tem uma personalidade marcada pelo anticarisma representado no seu mau humor constante, no ceticismo a respeito de tudo e sobretudo no distanciamento dos pacientes.
 
Sendo uma das séries mais inesquecíveis da medicina, House é um excelente entretenimento para quem se interessa pela busca de diagnósticos de doenças ainda desconhecidas. Isso porque, ao longo do programa, Gregory conquista o público ao fazer diagnósticos controversos que fogem do trabalho convencional feito por outros profissionais.
 
The Good Doctor
 
The Good Doctor retrata a superação de barreiras e preconceitos enfrentadas pelo jovem médico, Shaun Murphy, que é autista e também possui um distúrbio psíquico raro chamado Síndrome de Savant que faz com que a pessoa tenha habilidades excepcionais em áreas específicas ao passo que possui dificuldades em outras, principalmente na comunicação. 
 
Ao longo do seriado fica notório como essa condição de saúde de Shaun é determinante para o seu desempenho brilhante na medicina, já que o mesmo possui habilidades fora do comum para salvar vidas. 
 
Scrubs
 
Para quem está em busca de um seriado mais leve e engraçado, que entra em contraste com boa parte das séries de medicina que costumam ter uma narrativa mais dramática, uma boa indicação é a sitcom norte-americana lançada em 2001, chamada Scrubs, que traz a comédia para o ambiente hospitalar.
 
Estruturada em episódios que duram em torno de 20 minutos ou mais, em cada novo capítulo você poderá acompanhar diferentes histórias e uma lição de moral distinta, narrada pelo médico J.R Dorian que relata suas experiências pessoais bem como as dos seus amigos. 
 
ER - Plantão Médico
 
Quando o assunto é série clássica de médicos, a ER: plantão médico não pode deixar de marcar presença na lista. Estreada nos anos 90, o seriado foi uma das produções que mais  conquistaram o público através da representação da rotina médica, além de ter sido considerada a maior série de medicina já feita, com 15º temporadas, até ser ultrapassada por Grey 's Anatomy. 
 
NIP/TUCK
 
A série que divide o público em críticas e elogios pela sua forma explícita de retratar os temas abordados, foi estreada em 2003 e é protagonizada pelos cirurgiões Sean McNamara e Christian Troy. O principal tema abordado no seriado é a crítica do culto ao corpo e a busca pela perfeição incentivada pela mídia e pela sociedade como um todo. 
 
Um pouco destoante dos temas abordados nos seriados de medicina, NIP/TUCK explora de forma escancarada temas polêmicos como sexualidade, violência, uso de drogas e procedimentos cirúrgicos.
 
Eai gostou das sugestões de seriados? Se você quiser aproveitar seu interesse pela medicina para se tornar um profissional dessa profissão renomada e repleta de desafios, confira o curso de medicina da Uninassau que conta com professores especializados e uma grade currícular elaborada para formar os melhores médicos do mercado.

Comentários