No Dia do Ciclista, escolha a melhor bike e comece a pedalar

Uma boa pedalada requer conforto e desempenho. Para isso, é necessário saber alguns princípios básicos que atendam a todos seus objetivos. Confira!
Por: Rebeca Ângelis 19/08/2019 - 11:49 - Atualizado em: 20/08/2019 - 11:50

Para pista, montanha, passeio ou até para ir ao trabalho. Existem bicicletas dos mais variados tipos, tamanhos e preços. Na hora de escolher uma que agregue conforto e bom desempenho, é necessário saber alguns princípios básicos que atendam a todos seus objetivos durante as horas de atividade sob duas rodas.

Em meio a essa grande variedade de modelos fornecidos no mercado, também vale estar por dentro de qual seu modelo ideal, para não jogar dinheiro fora e tirar o máximo proveito da bicicleta.

E nada melhor do que comemorar o Dia do Ciclista - celebrado nesta segunda-feira (19) - pedalando ou aderindo a uma nova bike. Para te ajudar a entender a que melhor  se adequa ao seu estilo e não errar na escolha, separamos algumas dicas.

Antes de tudo, pesquise!

Saber para qual finalidade você quer ter uma bike é primordial na hora da escolha. E para isso, fazer uma pesquisa prévia do que mais se enquadra ao seu perfil é essencial para evitar desconfortos.  Vale considerar, inclusive, a opção de adquirir uma bike usada. Nesse caso, escolha a dedo uma bicicleta de “garagem”, que comprovadamente tenha tido pouquíssimo uso e tenha preço atraente.

Escolha o tamanho adequado

Escolher o tamanho ideal para você é importante para evitar maiores desconfortos depois de horas no pedal. O ideal é que você faça um pequeno test drive se estiver em dúvida quanto ao tamanho. Se você  tiver acima de 1,85 m ou abaixo de 1,65 m, fique atento! Bicicletas nacionais de recreação e lazer vêm todas num tamanho padrão e podem ser um problema. Prefira marcas com uma gama maior de tamanhos e encontre o seu ideal.

Confira a tabela de referência:

Altura do ciclista x tamanho da bicicleta

Fonte: Escola de Bicicleta

Escolha seu tipo de bicicleta

• Passeio

Existem vários tipos de bikes voltadas para passeio. Entre elas, estão  as Comfort Bikes, Beach Bikes (bicicletas praianas) e os modelos mountain bikes mais simples.

Sua característica se define em ser mais robusta, com uma geometria confortável e que empregam componentes mais básicos que tornam o preço bastante atraente. Podem ser a grande pedida para quem está em busca de uma pedalada simples para lazer.

São ideais para passeios no parque, ciclovias e em deslocamentos de curta distância. São limitadas para outras aplicações, como em  trilhas ou viagens longas de cicloturismo.

• Mountain Bikes

Voltada para quem deseja um passeio mais versátil, esse tipo de bike tem sido cada vez mais comum entre os que buscam uma viagem de cicloturismo ou corridas difíceis para algumas manobras.

• Ciclismo

Conhecidas como speed ou road bikes, essa linha de bicicleta tem característica marcada pelos seus pneus finos e delicados, feitos para rodar no asfalto. Os pisos devem ser lisos e é uma bike que passa bastante velocidade ao ciclista, ideal para longas pedaladas “in the road”.

• DobráveisResultado de imagem para bicicleta dobravel

Considerada mais recente no Brasil, as bicicletas dobráveis têm sido a sensação dos que buscam praticidade. Normalmente, têm aro 20 e são perfeitas para serem utilizadas no transporte urbano do dia a dia. Quando dobradas, podem ser carregadas a tiracolo e embarcam facilmente em trens e ônibus ou ainda guardadas num cantinho do apartamento ou escritório.

Qual a sua favorita? Conta para a gente! Conheça também o curso de Educação Física da UNINASSAU!