Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nassau São Luis inaugura termômetro de transplante

O equipamento conscientiza população sobre a importância da doação de órgãos

Assessoria de Comunicação Por: Carlos Costa 16/08/2016 - 00:00 - Atualizado em: 19/08/2016 - 12:23

Segundo a Central Estadual de Transplante do Maranhão, 72% das famílias não autorizam a doação de órgãos dos seus parentes. Entender o processo da morte encefálica ainda é uma barreira cultural entre as famílias maranhenses. Com objetivo de mudar esse quadro, a Faculdade Mauricio de Nassau, unidade São Luís, em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), realiza uma campanha de doação de órgãos durante o mês de agosto.

Desmistificar crenças e levar informações ao público sobre a importância de ser um doador são algumas das atividades inseridas na programação da campanha. “O totem é um aparelho dinâmico e serve para combater o preconceito e elevar o nível de entendimento da população sobre a importância de doar órgãos. Na verdade é uma prestação de serviço importantíssima para todos nós”, enfatiza Luzia Aquime, diretora da instituição.

Incentivo às doações

Ao apertar o coração que fica no centro do totem serão exibidos vídeos narrando histórias de atletas transplantados, com objetivo de estimular a doação de órgãos. Ao longo da campanha, as pessoas receberão material informativo com orientações para conscientizar jovens e adultos a serem futuros doadores de órgãos.

O termômetro ficará instalado por um período aproximado de um mês no Hospital Universitário, e pode ser visto pelos pacientes e visitantes da instituição. Para a coordenadora Estadual da Central de Transplante do Maranhão, Maria Inês Oliveira, o painel eletrônico estimula a população a se tornar um doador. “O aparelho, além de chamar atenção das pessoas para a importância da doação, também possibilita visualizarmos o controle de quantas pessoas interagiram com o termômetro”, explica.

De acordo com a Central de Transplantes para o mês de agosto estão na fila de espera para doação de córnea 762 pessoas, para doação de rim 131, sendo que apenas duas pessoas receberam doação de rim este mês.

Comentários