Nassau em palestra sobre pessoas com deficiência

A atividade ocorreu numa escola inclusiva do município de São Cristovão

Assessoria de Comunicação Por: Adriele Escarlytte 25/08/2016 - 00:00 - Atualizado em: 25/08/2016 - 16:09
Desenho de pessoas com e sem deficiência

Na manhã desta quinta-feira (25), alunos do 2º e 6º períodos do curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, participaram de uma palestra sobre direitos da pessoa com deficiência e o desafio da inclusão social. O evento aconteceu na Escola Estadual São Cristóvão. A palestra foi ministrada pelo presidente da Associação Sergipana da Pessoa com Lesão Cerebral, Fausto Joaquim.

Além de ocupar o cargo de presidente da Associação, Fausto Joaquim é escritor e autor dos livros "Águias sem asas", "Diga ao mundo que sou Deus", "Cascatas de Poemas" e "Era da Pós deficiência". O escritor, que também possui uma deficiência, falou das barreiras que ainda dificultam a inclusão, como a falta de conhecimento e o preconceito. Após a atividade, os estudantes participaram com muitas perguntas, enriquecendo ainda mais o debate.

A professora Kátia Regina que acompanhou os estudantes afirma que essas ações agregam à experiência do aluno. “Acho fundamental que nossos alunos tenham contato com a realidade da sala de aula e a inclusão faz parte dessa realidade. Mas, apesar de ser garantida por um vasto arcabouço legal, ainda esbarra na dificuldade que grande parte dos professores tem em não saber lidar com as diferenças”, explica.

Para Kátia é importante saber lidar com as diferenças, um ponto crucial para se destacar profissionalmente. “Os nossos alunos já fazem a diferença em suas experiências de estágio, pois desde o primeiro período participam ativamente de oficinas e projetos de extensão que desenvolvo sobre o tema”, ressalta.