
Para comemorar o Festival da Pamonha que completa 10 anos a Faculdade Maurício de Nassau, unidade Campina Grande, participa das celebrações promovendo a abertura do festival no próximo dia 24 de maio, às 18h, no auditório da unidade Estação Velha.
Campina sedia o Maior São João do Mundo, e o mês de maio marca as prévias da maior festa popular. Algumas atividades estão acontecendo desde o início do mês, na Praça da Bandeira, em alusão ao Festival. Este ano o evento pretende atender toda a comunidade campinense, dentro e fora da faculdade, por meio dos cursos, competições gastronômicas, atrações culturais, homenagens e muitas outras atividades para toda a população.
Idealizado pela coordenação dos cursos de Nutrição e Gastronomia da instituição, a décima edição do Festival agora agrega todos os cursos da NASSAU em atividades paralelas e complementares. Com a feira e mostra gastronômica, os cursos de Nutrição e Gastronomia apresentam os novos talentos na culinária regional.
Durante todas as atividades do mês de maio a faculdade irá preparar os estudantes e professores para estas ações. Para a confecção do maior bolo de milho do mundo, haverá um grande mutirão entre a instituição e os parceiros. O resultado será doado para a comunidade em geral e instituições carentes do município.
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Janemary Malheiros, o evento já tem marca registrada na cidade. “Nestes dez anos de Festival da Pamonha, chamamos atenção pelas receitas incrementadas, músicas, brincadeiras, atividades acadêmicas próprias desta época. Quando a intenção é de inovar nos pratos tradicionais no período junino nós construímos um bom trabalho. O Festival é um evento bastante conhecido, nós apenas desenvolvemos o que já era bom e que ficou muito melhor com uma década de experiência”, disse.
O Festival da Pamonha ocorre na unidade da NASSAU, localizada na rua Antônio Carvalho de Souza, 295, Estação Velha - próximo ao fórum. Para participar destas atividades é necessário a doação de 1 kg de alimento não-perecível, e, outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 2101.8915.
Homenagem ao artista
Na ocasião da abertura do evento, quarta-feira (24), às 18h, será feita a entrega da Comenda Maurício de Nassau ao grupo de forró tradicional “Os 3 do Nordeste”, que foi fundado em 1972, por Parafuso (in memoriam) e mais dois colegas. Ao longo da carreira, o grupo lançou cerca de 30 discos e sucessos como "É Proibido Cochilar", "Forró de Tamanco" e "Forró do Poeirão". Atualmente, quem tem a missão de cantar os grandes sucessos do trio é o cantor Tinho. Na zambumba, o filho de Parafuso, Luka, e no acordeom uma figura bastante conhecida no mundo forrozeiro, Pingo, que já passou pelo grupo. O prêmio, Comenda Maurício de Nassau, criado a partir da resolução nº 13 de maio de 2004, é concedido a personalidades que, por suas qualidades tenham alcançado destaque no campo do ensino, da educação ou da cultura popular.
Comentários