Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nassau Aracaju realiza campanha para cadastro de doadores de medula óssea

Líderes de turma foram capacitados para divulgar a ação

Assessoria de Comunicação Por: Adriele Escarlytte 21/09/2016 - 16:57
imagem mostra duas pessoas sendo doadoras
O objetivo é conscientizar e incentivar os estudantes a se cadastrarem como doadores voluntários de medula óssea

Em parceria com o Hemocentro de Sergipe, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju realiza esta semana uma campanha com o objetivo de conscientizar e incentivar os estudantes,e toda população a se cadastrarem como doadores voluntários de medula óssea.

Durante esta semana, um captador voluntário do hemocentro esteve na faculdade, onde realizou palestras com os líderes das turmas dos cursos de saúde para capacitá-los a divulgar a campanha entre os colegas,familiares e amigos.

Nesta quinta-feira (22),das 18h às 22h, e na manhã da sexta-feira (23), das 8h30 às 12h acontecerá a coleta do material dos novos doadores. Pode ser doador qualquer pessoa que tenha boa saúde e idade entre 18 e 54 anos. As restrições ficam para aqueles que tiveram hepatite B ou C após os 11 anos;que passaram por tratamento de quimio ou radioterapia; são dependentes de insulina; ou já tiveram sido cadastrados anteriormente.

Para efetuar o cadastro, é preciso que o voluntário apresente o seu RG e 02 telefones para contato. Também será necessária a retirada de uma pequena amostra de sangue do doador para realização de testes.

Através da amostra retirada, o sangue do voluntário será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante.

Os dados são cadastrados sistema do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e cruzados com o sistema que informará quais pacientes necessitam de um transplante. Se houver compatibilidade com algum, o doador será convocado, e, se aceitar fazer o transplante, outros exames de sangue serão necessários. Caso haja alteração nos dados informados, o voluntário precisa atualizar o seu cadastro no site do Instituto do Câncer através do endereço.

Os interessados em efetuar o cadastro podem comparecer a Faculdade Maurício de Nassau nos dias e horários já citados. A Maurício de Nassau está localizada na Av. Augusto Franco, 2340 - Bairro Siqueira Campos. Mais informações pelo telefone (79) 3226.7650.

Comentários