Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Nassau Aracaju lança NEABIT

O propósito do grupo é conscientização sobre os problemas sociais
Assessoria de Comunicação Por: Adriele Escarlytte 19/04/2017 - 15:26 - Atualizado em: 19/04/2017 - 16:24
imagem mostra equipe de professores  reunidos
No evento serão apresentadas e propostas atividades,e definido o calendário de eventos
A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, promoveu uma reunião para implantação oficial do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras, Indígenas e de Povos Tradicionais (NEABIT). Na cidade o projeto foi criado pela coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade, Niraildes Machado, juntamente com os docentes Marcela Teti, Darlei Possamai e Alessandro Mendes. Além desses, foram convidados todos os coordenadores de curso e direção.
 
Todos os professores lideram o grupo de pesquisa têm envolvimento na luta e na defesa dos direitos das minorias sociais. A exemplo da professora Niraildes Machado que trabalha há mais de 25 anos com o ensino de Libras, e  é especialista no tema e em Educação Especial; a professora Marcela Teti desenvolve um trabalho de Psicologia Social, direcionada às comunidades e à problemática das mulheres, na luta contra a violência de gênero e pelos seus direitos; o professor  Darlei, há mais de 2 anos realiza um trabalho de extensão com a tribo Xocós, no interior do estado, e debate sobre povos indígenas e suas necessidades sociais; e por fim o docente Alessandro tem formação na área do direito, e estuda a respeito da legislação brasileira a favor das minorias sociais.
 
A professora Marcela Teti, se diz entusiasmada com a criação do grupo de pesquisa. “Ficamos muito felizes com a proposta da Faculdade Maurício de Nassau e a preocupação com problemas sociais tão importantes para a formação do indivíduo crítico e ativo na sociedade”, comenta.
 
O grupo possui cerca de 30 alunos interessados, terá sua primeira reunião no próximo dia 28, a partir das 16h no auditório da Faculdade. No evento serão apresentadas e propostas atividades e definido o calendário de eventos.  
 
O NEABIT
 
Um dos objetivos da criação do grupo é colaborar com a formação inicial e continuada de professores e graduandos em Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de acordo com o disposto na Resolução CNE/CP n° 01/2004, no Parecer CNE/CP n° 03/2004 e nas Leis n° 10.639/03 e n° 11.645/08.
Entre as ações que serão desenvolvidas pelo grupo estão a divulgação e disponibilização de estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada aos órgãos de comunicação dos sistemas de educação; difundir a realidade afro-brasileira, indígenas e dos Povos Tradicionais através de pesquisa, cursos, conferências, encontros, congressos publicações e Intercâmbio de pesquisadores; manter e incentivar intercâmbios, relações científicas, acadêmicas, culturais e artísticas com instituições congêneres ou relacionadas com os objetivos do Núcleo, nacionais ou estrangeiras. 
 

Comentários