Por Giovanna Pordeus
A UNINASSAU Petrolina inaugurou na tarde da última quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Sociojurídico a Mulheres Vítimas de Violência (NAPS). O evento ocorreu no auditório da instituição, e cerca de 100 pessoas estiveram presentes na solenidade.
O encontro contou com a participação de mulheres em cargos importantes para a defesa da classe, como a delegada da Polícia Civil de Juazeiro e titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Juazeiro, Liceuma Gomes Bonfim, e a Comandante da Ronda Maria da Penha de Juazeiro, tenente Tatiane Carvalho. Participaram, também, as advogadas Camilla Carvalho, representando a comissão da mulher advogada da OAB, subseção Juazeiro, e Clarissa Vasconcelos Alencar, que é professora e ex-conciliadora das Varas Criminais da comarca de Juazeiro-BA, e a psicóloga e professora da UNINASSAU Petrolina Layane Souza Silva.
O coordenador do curso de Direito da Instituição, Lucas Carvalho, explica como vai funcionar o projeto a partir de agora. “Durante os próximos dias, os alunos que participarão do estágio serão, primeiramente, capacitados de forma específica para que consigam assistir adequadamente às mulheres em situação de violência”, pontua.
O NAPS prestará assistência psicológica e jurídica, de forma gratuita, para mulheres vítimas de violência. A iniciativa faz parte do novo projeto de práticas de estágio dos cursos de Psicologia e Direito da instituição, em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e a Clínica-Escola de Psicologia, e está integrada ao Projeto Ubíqua do grupo Ser Educacional. Os atendimentos oferecidos podem ser individuais ou em grupo, e serão realizados pelos alunos dos cursos sob supervisão profissional.
Comentários