A Clínica de Atenção à Criança e ao Adolescente da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau promove, no dia 17 de outubro, um mutirão para atendimento odontológico preventivo e de urgência para crianças e jovens com deficiência. A iniciativa gratuita, que acontece por meio do Projeto Sorriso Especial, será realizada pelos estudantes do curso, com a supervisão dos docentes odontopediatras, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, no bloco D da Instituição.
Dentre os serviços que serão oferecidos estão: orientação sobre higiene bucal e dieta, hábitos bucais e triagem para as distintas necessidades odontológicas. Os pacientes que precisarem de outros tratamentos serão encaminhados para continuidade em outras consultas na clínica. Para participar da ação, basta comparecer ao local e preencher um cadastro por ordem de chegada.
A professora responsável pelo Projeto, Drª Ana Carolina Leitão, explica que o evento busca motivar a população sobre a necessidade de levar essas pessoas, cada vez mais cedo, aos consultórios odontológicos. "A saúde bucal de pacientes especiais ainda é bastante negligenciada. Os responsáveis, na maioria dos casos, não recebem orientações de maneira precoce e, assim, só nos procuram em casos de urgência, associados a quadros de dor e sangramento, diante de casos de infecção por fungos e bactérias”.
Ainda de acordo com a professora, os odontopediatras são os profissionais aptos a receber essas crianças, desde os primeiros meses de vida; podendo orientar os familiares e intervir o surgimento das infecções ou alterações bucais. “A saúde geral apresenta uma relação direta com a saúde da boca e, dessa forma, essa campanha ajudará na melhoria da qualidade de vida desses pacientes", afirma.
Após a ação, a clínica-escola continuará realizando atendimento odontológico durante todo ano letivo. O bloco D da UNINASSAU está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 615, bairro das Graças.
Comentários