Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Memória muscular pode ser aliada em exercícios físicos

Especialistas mostram como a memória muscular auxilia a entrar em forma novamente após período de pausa
Assessoria de Comunicação Por: 07/03/2022 - 17:41
por Ricardo Mousinho
 
Os praticantes de atividades físicas têm mais facilidade no retorno aos exercícios em caso de período de pausa. Essa afirmação se baseia no artigo de Gretchen Reynolds, colunista do jornal New York Times, que explica que os músculos são capazes de guardarem uma "lembrança" molecular duradoura em relação aos estímulos musculares, o que permite facilidade dos indivíduos em se recuperarem de longos períodos de inatividade. Profissionais de Educação Física reforçam que a combinação de alimentação saudável e exercícios físicos regulares são essenciais para uma boa qualidade de vida, ainda que haja intervalos momentâneos. 
 
Desde o início da pandemia do coronavírus, muitas pessoas reduziram a frequência e outras até cessaram as atividades físicas. Isso pode causar uma sensação de perda da forma física. Entretanto, a professora de Educação Física do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Teresina, Thanandra Rocha, explica que os músculos são capazes de recordar ou assimilar os ritmos e resistências anteriormente experimentados. "Acontece que, quando realizamos com frequência movimentos e estímulos musculares, criamos um caminho no nosso cérebro. Ou seja, o próprio cérebro mapeia tudo o que acontece, cria atalhos e guarda os procedimentos para acessá-los no futuro. De forma que, numa outra oportunidade, conseguiremos fazer novamente os movimentos sem tanta resistência. Então, ainda que demoremos a voltar pra academia, se houve prática anterior, é bem possível que não tenhamos muitas resistências quando começarmos a treinar novamente", pontuou a profissional de Educação Física. 
 
Thanandra ainda ressalta que é preciso estímulos contínuos e variados para que os músculos cresçam e se desenvolvam fortes. Segundo a profissional, com uma boa variedade de exercícios físicos, é possível obter resultados de qualidade para os indivíduos, facilitando a performance por associação dos movimentos frequentes. "Quanto mais exercícios diferentes fizermos, maior a possibilidade de atingirmos níveis de desempenho satisfatórios. Vamos ficando mais hábeis e com mais disposição, pois as células musculares entram em ação sempre que nos movimentamos, nos ajudando a chegar no objetivo rapidamente ou a retornar à forma anterior em casos de período longe da academia, por exemplo. O importante é se mexer e fazer essas células compreenderem nossos propósitos", finalizou Thanandra. 
 
Acompanhando o processo de promoção da saúde e bem-estar, tanto as atividades físicas quanto os exercícios físicos precisam estar em sintonia com o equilíbrio nutricional. Desta forma, a UNINASSAU Teresina, por meio da Clínica-Escola de Nutrição, oferece acompanhamento e avaliação nutricional para a comunidade. Os interessados podem agendar consulta pelo número (86) 99987-5239 ou se dirigir até a Clínica, localizada dentro da Instituição, na Av. Jóquei Clube, nº 710. 

Comentários