Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Medicina veterinária: tratar os animais para cuidar das pessoas

As inúmeras funções de um médico veterinário resultam num mesmo objetivo, saúde animal e humana. Conheça um pouco mais sobre este curso e profissão
Por: Paula Brasileiro 16/12/2016 - 08:30 - Atualizado em: 16/12/2016 - 09:00
Medicina Veterinária UNINASSAU
O curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU foi destaque no RUF 2016
Engana-se quem pensa que o médico veterinário cuida, apenas, de cachorros e gatos, os pets - aqueles animais que criamos dentro de casa. A atuação deste profissional vai muito além. Com o seu trabalho, em diversos setores, ele trata mesmo é de saúde humana. Através do cuidado ao animal e, outras funções relacionadas a este segmento, o veterinário cuida de questões que resultam em uma melhor qualidade de vida, manutenção do meio ambiente e saúde pública. 
 
O curso de medicina veterinária da UNINASSAU recebeu, recentemente, o título de melhor de Pernambuco pelo Ranking Universitário Folha 2016 (RUF). A premiação foi comemorada pelo coordenador, Artur César Fernandes: "É o resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo e é um estímulo para continuarmos oferecendo o melhor para nossos alunos". Artur conta que a estrutura que dispõe para formar futuros médicos veterinários é muito satisfatória, com equipamentos voltados para o desenvolvimento das atividades, como manequins que simulam animais, e parcerias com clínicas que disponibilizam exames específicos - alguns especiais como tomografia. Além disso, a grade curricular conta com matérias que não são encontradas em outras instituições como 'Saúde e manejo dos animais silvestres' e 'Inspeção de mel, ovos e pescado', sendo um diferencial para o alunado. 
 
Sobre o campo de trabalho, o coordenador explica que as possibilidades de atuação para o profissional desta área são grandes. Clínicas, zoológicos, matadouros e indústrias, entre outros, são alguns dos mercados que necessitam de veterinários. Para preparar os estudantes para este futuro profissional, o curso investe na realização de muitas atividades: "Nos primeiros semestres, as práticas são realizadas em nossos laboratórios, clínicas parceiras e em visitas técnicas a fazendas, por exemplo. Os alunos valorizam muito isso e se animam por ter contato com a prática desde o início da graduação", diz o docente.
 
Dentre as funções de um veterinário estão produção animal, melhoramento genético, produção e inspeção de produtos de origem animal e saúde pública além de planejamento, execução e avaliação de programas de saneamento ambiental. É importante conhecer as especificidades da profissão antes de começar a formação. "Para ser um bom profissional é importante dedicar-se à faculdade, realizar muitas práticas e entender que a responsabilidade do médico veterinário é cuidar da saúde humana através da saúde animal", orienta Artur.    
 

Comentários