
Nesta quinta-feira (29), alunos do curso de psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, em Manaus, foram às ruas chamar atenção a um fato silencioso e culturalmente silenciado, o suicídio.
Inspirados na Campanha Setembro Amarelo,que buscar prevenir casos de suicídio, o objetivo da ação na faculdade é informar a população e incentivar a conversa sobre o assunto. Os alunos pintaram os rostos e sem pronunciar uma palavra, mostraram as pessoas que trafegavam pela avenida Djalma Batista, como o apoio demonstrado em forma de um abraço, pode ajudar a diminuir as estatísticas de suicídio.
A partir do slogan da campanha “Fala é a melhor solução”, os alunos motivaram a população a prestar atenção no comportamento dos filhos, amigos,parentes e pessoas próximas, incentivando a abertura de espaço para conversa e aconselhando a buscar ajuda.
“São gestos assim que fazem a diferença para pessoas que estão sofrendo essa luta interna. Quantas pessoas já passaram por essa via e pensaram em acabar com a vida? São atitudes como desses alunos que pode contribuir para que mudem de ideia”, afirma Marcelo Gomes, técnico do laboratório, que acompanhou a iniciativa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),cerca de 804 mil pessoas morreram por suicídio em todo o mundo. No Brasil, foram registrados 12 mil casos por ano, uma média de 33 casos por dia.
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Comentários