Notícias › Responsabilidade Social

Mais de 70 leis foram analisadas para revogação no Recife

Ação fez parte do projeto “Revogaço”, no qual professores e alunos da UNINASSAU realizaram as análises
Assessoria de Comunicação Por: Rosivaldo Vitorino 23/08/2023 - 09:30 - Atualizado em: 23/08/2023 - 09:31
Imagem: Divulgação

Nesta terça-feira (22), professores e estudantes dos cursos de Direito e Arquitetura do UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau Recife foram homenageados na Câmara dos Vereadores devido ao projeto "Revogaço. A ocasião foi uma oportunidade de reconhecer o trabalho dos docentes e discentes, bem como destacar a relevância de suas contribuições para a melhoria de mais de 70 leis municipais voltadas às pessoas com deficiência.

A ação foi uma parceria com o vereador Paulo Muniz, autor do projeto Revogaço. O objetivo era analisar, a partir de um conceito contemporâneo, a legislação da cidade sobre a questão da acessibilidade. Os estudantes se dedicaram a verificar quais leis analisadas por eles ainda faziam sentido e deviam permanecer em vigor e quais precisavam ser revogadas, visando promover um ambiente mais acessível e funcional para todos.

“A relevância dessa conexão entre instituição acadêmica e o poder público é fundamental para alcançar avanços significativos no município, tornando-o cada vez mais inclusivo e eficiente. Essa união possibilita que os estudantes tenham uma visão mais pragmática e contextualizada da realidade, permitindo que adquiram conhecimentos não apenas em suas áreas específicas, mas também em outras áreas que impactam diretamente na construção e no planejamento urbano”, ressalta a reitora da UNINASSAU Recife, Nilzete Santiago.

Existe mais de 18 mil leis na cidade, muitas das quais não têm sentido e aplicabilidade. Com a revogação de algumas delas, o Recife se torna uma capital mais acessível e inclusiva. A participação no projeto possibilitou aos alunos a oportunidade de ampliarem seus horizontes, pois, além de se aprofundarem nas questões relacionadas à arquitetura, também tiveram a chance de adentrar em outros ramos, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para uma análise mais aprofundada do impacto e da efetividade das leis.