
Um assunto bem sensível de ser tratado com juristas é a lingüística. Já que são profissionais que utilizam a escrita como forma de comunicação. No entanto, como diz o velho ditado “errar é humano”, e muitas das gafes da fala oral e escrita estão reunidas no livro: Português Jurídico: descomplicando a linguagem. A obra é resultado de dois anos de pesquisa intensa dos estudantes de Direito, Pâmella Nascimento e Ramon Ramos e da estudante de enfermagem, Stefanie Nascimento.
A ideia de escrever sobre os erros mais comuns encontrados em peças jurídicas, artigos acadêmicos de direito e outros textos, surgiu quando uma das autoras revisava textos do estágio, e percebeu uma certa freqüência o uso de palavras ou termos utilizados erroneamente. Em 2014, Pâmella decidiu que este seria um bom tema para ser pesquisado e convidou a irmã Stéfanie o colega, Ramon para fazerem parte do projeto..
O volume é descrito pelos autores como um livro de bolso, prático e fácil de ler e ele não foi escrito apenas para estudantes e profissionais de direito. Os capítulos têm textos introduzindo o tema abordado em cada tópico. Já a Doutora em letras, Ediliane Figueirêdo, responsável pelo prefácio do livro, descreve a obra como um “Manual de Consulta, cujo objetivo principal é descomplicar o uso de expressões que causam dúvidas e, ao mesmo tempo, facilitar a aplicabilidade desses termos linguísticos no cotidiano jurídico”.
De acordo com Pâmella Nascimento, em resumo, “o livro é um trabalho acessível, com linguagem simples e instigante para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender um pouco mais das nuances do texto jurídico e suas expressões, sem as barreiras da erudição”. Já para Ramon Ramos, os erros discutidos nos textos são apresentados de forma dinâmica, bem humorada. “Tratamos todas as partes do texto com muito cuidado para que ficassem em sintonia com a ideia central do livro. Os temas são abordados com bom humor, reflexão diante dos temas apresentados e com exemplos simples para melhorar a compreensão e do leitor,” destacou.
Os autores se preocuparam em dialogar com a linguística aplicada ao texto jurídico para a construção da obra. “O foco importante deste livro é o auxílio prático, como um manual de bolso, disponível à consulta sempre que necessário, e por isso, tivemos que atentar aos padrões normativos da língua propriamente falada e escrita, sem contar com os jargões da área, esses sim bastante utilizados frequentemente”, completou Stéfanie Nascimento, especialista em língua portuguesa e uma das autoras do livro. A obra reflete a demanda das universidades, faculdades e instituições jurídicas sobre a qualidade dos textos utilizados atualmente no campo do direito.
Os principais resultados dessa pesquisa se transformaram em uma obra literária para auxiliar estudantes e profissionais de Direito em todo o Brasil. O lançamento do livro acontece no dia 17, às 18h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (Rua Dr. Severino Cruz - Centro), com cerimônia e sessão de autógrafos. A obra chega às livrarias pela da Editora Liro, com apoio da Faculdade Maurício de Nassau, Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Comissão de Direito Cultura e Arte da OAB e Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FURNE).
Comentários