
A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju realiza na próxima quinta-feira, 10, o evento "Doação de Órgãos e Medula Óssea: Desafios e Perspectivas Atuais. A live acontece às 20h e as inscrições podem ser feitas pelo site extensão.uninassau.edu.br.
A professora do curso de Enfermagem da Instituição, Adriana Estevan, explica que o evento tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de órgãos, sangue e medula óssea. "Sergipe tem hoje uma escassez nas reservas de sangue nos hemocentros, e com a pandemia, esse quadro fica ainda mais difícil", explica.
Ela ressalta que é urgente a necessidade de ter mais pessoas comprometidas com as doações, para que vidas sejam salvas e, para isso, Adriana observa que é preciso haver uma conscientização de que todos podem precisar desses elementos. "É necessário entender que qualquer pessoa pode vir a precisar de um desses quesitos. Qualquer um de nós e a qualquer momento", alerta.
Especificamente em relação a doação de órgãos e medula, o déficit é ainda maior e mais preocupante. "Essa realidade tem uma relação forte com a desinformação da sociedade. É nesse sentido que a enfermagem vem levantar essa bandeira, por ser uma profissão com um campo de atuação bem abrangente, executando suas ações em hemocentros, no centro cirúrgico , gestão e capacitação de órgãos e medula. As ações vão desde a coleta do material até a conscientização junto à população", esclarece Adriana.
Comentários