Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Lista: cardiologistas de séries que conquistaram o coração dos espectadores

No dia do cardiologista, relembre personagens de séries médicas que fizeram sucesso
Marcele Lima Por: 13/08/2019 - 08:47 - Atualizado em: 14/08/2019 - 09:11

A cardiologia é uma das especialidades de maior prestígio na medicina. Responsáveis por cuidar do sistema cardiovascular, que inclui o sistema circulatório e o coração, os cardiologistas atendem em consultórios particulares, hospitais de urgência e emergência.Em 2007, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) proclamou o dia 14 de agosto  como o Dia do Cardiologista, uma homenagem, mas também uma data para lembrar a população da importância de cuidar do coração, de manter sempre a pressão arterial em níveis ideais e prevenir-se contra doenças que podem prejudicar todo o corpo. A data também é a de fundação da SBC, ocorrida em 1943, no Hospital de São Paulo.

A ficção também tem suas maneiras de prestigiar a classe médica. São inúmeras produções que trazem o ambiente hospitalar como cenário principal e tem cardiologistas famosos que moram no coração de muitos telespectadores.  Confira, a seguir, uma lista com alguns desses personagens!

Cristina Yang (Sandra Oh) - A Deusa da Cardio - Grey’s Anatomy

Uma das personagens mais amadas da série Grey’s Anatomy, Cristina Yang sempre fez questão de enaltecer o fato de ter sido a primeira da sua turma e manteve uma paixão latente pela cardiologia desde a faculdade. No Grey’s Sloan Memorial Hospital, ela fez história, despertando inveja de profissionais que atuavam ao seu lado. Ela deixou saudades ao se despedir dos fãs no final da 10ª temporada. 

Entre as cenas mais emblemáticas da personagem está uma cirurgia realizada em Derek Shepherd, depois do neurocirurgião ter levado um tiro dentro no hospital. Yang é daquelas personagens que você ama ou odeia. É intensa, confiante e sincera. A última frase do último episódio que participou foi dita para “sua pessoa” Meredith Grey, em um momento que a amiga precisava exercitar sua autoconfiança: “Ele é um sonho, mas não é o Sol. Você que é!”

Confira a cena:

lex Panttiere (Melissa George) - Heartbeat

Baseada na história real da Dra. Kathy Magliato, Alex Panttiere é uma cirurgiã especializada em transplantes de coração. A personagem tenta conciliar, sem muito sucesso, a vida profissional e a pessoal, tendo que superar preconceitos dentro de um trabalho dominado por homens. Médica, mãe e apaixonada pela cardiologia e uma dedicação especial a cada paciente, Alex conquistou muitos fãs, mas parece que não a emissora, que produziu a série, a NBC. A produção terminou sendo cancelada depois de apenas uma temporada. 

Veja o trailer

Robert Chase (Jesse Spencer) - House 

Uma das especialidades médicas de Robert Chase é a cardiologia. No Princeton-Plainsboro, um hospital-escola, ele atua na equipe de diagnósticos do Dr. Gregory House, um médico muito conhecido na dramaturgia por seu temperamento ácido e sua genialidade na descoberta de doenças que nenhum outro profissional seria capaz de desvendar. Chase acaba se tornando um dos alvos favoritos de House, já que o chefe vê nele alguns traços de sua própria personalidade. 

Muita gente que gosta da série tem uma paixãozinha pelo médico, mas também já teve seus momentos de ‘passar raiva’ com certa dubiedade no seu modo de agir como quando beija sua paciente, por exemplo, uma menina de 9 anos. Ela pediu que ele não a deixasse morrer sem saber como era ser beijada. O ato gerou reações diversas entre sua equipe de trabalho e os espectadores. 

Veja a cena

Dr. Connor Rhodes (Colin Donnell) - Chicago Med

Connor Rhodes é cirurgião de trauma, especializado em cardiologia. Um dos queridinhos dos amantes de Chicago Med. Não teve uma vida familiar muito fácil e abriu mão de assumir os negócios para cursar medicina. Tornou-se um dos mais dedicados profissionais, mas acabou gerando antipatia ao chegar no Hospital de Chicago como chefe do trauma, mas agradando a ala feminina, tendo no Dr. Will seu maior rival, mas ele não cai nas provocações do colega e se mantém atento aos seus pacientes. 

Um dos episódios preferidos dos fãs traz o Dr. Connor atuando brilhantemente na separação de dois irmãos siameses. Os espectadores andam apreensivos pela proposta recebida pelo médico no final da terceira temporada, que foi convidado para trabalhar em uma outra cidade, indícios de que ele pode não voltar para a trama.

Assista um trecho de Dr. Connor Rhodes

Maggie Pierce (Kelly McCreary) - Grey’s Anatomy

Com 15 temporadas, Grey’s Anatomy é líder na questão de cardiologistas incríveis. No entanto, nem todos são tão prodígios e talentosos quanto Maggie Pierce. Como Cristina Yang também foi a primeira da turma, com uma diferença, chegou à faculdade de medicina aos 15 anos. Tornando-se chefe da cardio do Grey’s Sloan mais jovem. Irmã de Meredith Grey, mas não cresceu ao lado dela, já que foi entregue para a adoção quando bebê. Maggie é tão atrapalhada e insegura na vida pessoal quanto é brilhante em uma mesa de cirurgia. Um dos momentos que os fãs da cardiologistas mais sofreram foi quando sua mãe Diane teve câncer e ela começou a obrigá-la a fazer milhões de tratamentos dolorosos, claramente pelo medo de perder a mulher que a acolheu. Diane acaba morrendo e Maggie encontra apoio em Jackson Avery, não agradando a tantos espectadores assim. Já a relação dela com as “sisters” Meredith e Amelia Shepherd é uma das mais amadas da série!

Confira

Gosta de medicina e sonha com a cardiologia? Venha para Uninassau! 

 

Comentários