
Com as mudanças no modelo de gestão existente no mercado de trabalho, a figura do líder vem ganhando cada vez mais espaço. O conceito de comando focado no antigo chefe não é mais aceito e muitos gestores acabam assumindo seus cargos sem ter as características necessárias para exercer a liderança. Porém, para aqueles que não são líderes natos, o espaço no mercado de trabalho não está perdido. É o que explica o professor do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau em Natal, Thiago Marcson de Lima.
Com atuação em áreas como competitividade e inovação e gestão do conhecimento, ele explica que um líder tem algumas características básicas: saber coordenar pessoas, ter poder de persuasão e, principalmente, ética. "Alguns já nascem com essa postura e, naturalmente, conseguem exercer bem suas funções quando representam um grupo. Mas outras pessoas podem desenvolver isso", afirma.
Marcson acrescenta que o momento de descobrir se temos características de líderes e se precisamos aprendê-las é justamente quando assumimos cargos de gestão ou coordenação. Nesse momento, cursos com coachings podem ajudar aqueles que se sentem pouco seguros ou acham que não são capazes. "Um líder é alguém que é conhecido por ser democrático ao coordenar um grupo. O modelo de chefe que predominava baseado na hierarquia não cabe mais no mercado", explica.
Ele considera que a experiência é importante para todos os profissionais. Na sala de aula, seja no Ensino Médio ou Superior, essa oportunidade pode ser alcançada em funções como liderança de turma. "Algumas pessoas vão descobrir que não se identificam com a posição, mesmo fazendo treinamentos e cursos. Isso não quer dizer que elas estarão fora do mercado de trabalho. Elas poderão exercer outras funções sem prejuízo para a carreira e não há problema nenhum", pondera.
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