
Neste final de semana quatro feiras livres de Petrolina ganharam mais uma ferramenta de combate ao novo coronavírus (covid-19). A Faculdade UNINASSAU Petrolina instalou os lavatórios públicos nos bairros Areia Branca, São Gonçalo, José e Maria e João de Deus. A ação faz parte do projeto Pia Solidária do curso de Engenharia da Instituição.
Para a aposentada, Maria do Carmo, a iniciativa é muito bem-vinda. “Todo domingo estou na feira comprando minhas verduras, frutas e gostei muito quando vi. É uma forma da gente não se esquecer de lavar as mãos”, conta. Já a feirante, Luzia Silva, pontua que “é mais uma forma de aumentar a segurança tanto ‘pra’ gente que vende como ‘pro’ cliente”, diz.
As pias foram desenvolvidas e implementadas em uma ação conjunta dos professores Audrey Nogueira e Kamilla Brito. “Felizmente entregamos um lindo projeto em locais de grande vulnerabilidade à Covid-19 com confecção das pias comunitárias”, destaca Kamilla. Em cada pia há um manual de instrução ensinando como lavar as mãos da forma adequada.
“Mais que lavar as mãos é preciso higienizá-las corretamente, esfregando a palma da mão, entre os dedos, as unhas para garantir uma limpeza adequada. Lavar as mãos é uma das principais ferramentas para combater a proliferação do vírus, então, vamos fazer da melhor forma”, orienta o coordenador de Engenharia, Nielton Araújo.
Essa é mais uma ação de controle e prevenção ao vírus desenvolvida pela Instituição. “As feiras são ambientes de muito contato, então é importante incentivar e proporcionar a higienização das mãos. Outras duas grandes ações que fizemos de combate foram a doação de álcool gel e protetores faciais”, destaca o diretor da Instituição, Sérgio Murilo Corrêa.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina que está responsável por garantir a segurança das pias solidárias.
Comentários