
Por Letícia Porat
Este mês marca a campanha Junho Laranja, voltada para a conscientização sobre doenças que afetam o sangue, como leucemia e anemia, uma das mais comuns. Ela pode trazer impactos significativos à saúde se não for identificada e tratada adequadamente.
De acordo com Rodrigo Oliveira, professor do curso de Enfermagem da UNINASSAU Rio de Janeiro, a anemia ocorre quando há redução na concentração de hemoglobina no sangue. “Essa deficiência pode comprometer o suprimento de oxigênio às células, o que afeta o funcionamento do corpo como um todo”, explica.
Os principais sintomas que podem indicar anemia são: palidez da pele e das mucosas, como gengivas e olhos; cansaço ou fadiga excessiva, mesmo após pequenos esforços; tontura ou sensação de desmaio; falta de ar durante atividades leves ou moderadas; e palpitações. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, e o tratamento depende da causa da doença. “É essencial procurar orientação profissional ao identificar os sinais, pois só assim será possível garantir um acompanhamento seguro e eficaz”, reforça Rodrigo.
Comentários