Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Janeiro Branco alerta sobre o cuidado com a saúde mental

Especialista explica a importância de se discutir o tema e chama atenção sobre a campanha
Assessoria de Comunicação Por: 05/01/2024 - 18:31 - Atualizado em: 05/01/2024 - 18:33

Por Juan Lapa

O ano novo instiga às pessoas a refletirem sobre o ano anterior e pensar naquilo que desejam de melhor para o novo ciclo que inicia. Contudo, nem sempre é fácil e prazeroso para alguns olhar o passado por trazer más recordações, o que pode gerar transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico. Por isso, a campanha do Janeiro Branco, criada em 2014 por psicólogos brasileiros, se faz de grande importância para a saúde mental.
 
O psicólogo e professor do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Cleyson Monteiro, destaca a necessidade de dialogar a respeito do tema para dar mais conhecimento da dimensão e gravidade que a falta de cuidados com a mente pode ter.
 
"As causas e consequências dos problemas com a saúde mental ainda são vistas por boa parte da população como um tabu. Então, dar visibilidade e atenção a campanha do Janeiro Branco é fundamental para ajudar na orientação e para alertar as pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno", afirma o psicólogo.
 
Não existe um único jeito de amenizar os problemas mentais, assim, dicas como, por exemplo, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, beber água, ter um sono equilibrado, cuidar de si e estar junto de pessoas otimistas são considerados essencias para uma mente sadia.
 
"O autocuidado é fundamental para evitar possíveis problemas mentais e não desanimar. Um sono controlado e que seja priorizado tem efeitos positivos nas emoções. Uma noite mal dormida pode causar indisposição, mente inquieta, mau-humor e até abatimento", revela Cleyson.
 
Também é importante identificar os sinais dos transtornos mentais, até mesmo os menores. Baixa autoestima, mudanças repentinas de humor, alterações nos hábitos alimentares, isolamento e perda de interesse são frequentes em pessoas que apresentam problemas com a saúde mental.
 
"O desânimo é muito comum entre as doenças mentais, por isso, é importante prestar muita atenção nele e também em outros sinais, como alteração no sono, baixo rendimento e tristeza constante. Buscar ajuda a alguém próximo e procurar um especialista caso identifique algum sintoma dos transtornos mentais, são essenciais. "O psicólogo tem o conhecimento necessário para analisar o quadro e identificar o desenvolvimento de uma doença mental com a capacidade de intervir precocemente e evitando um possível agravamento", finaliza o professor.
 

 

Comentários