Por Juan Lapa
Na tarde da última sexta-feira (22), os participantes do IX Congresso Multidisciplinar de Saúde puderam presenciar diversas palestras, trocar experiências entre acadêmicos e especialistas de diversas áreas da saúde, como Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia. Promovido pelo UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e as Faculdades UNINASSAU da Região Metropolitana do Recife, o evento aconteceu entre quinta (21) até a manhã do sábado (23) no Centro de Convenções de Pernambuco.
Com o tema “Saúde 360º: desafios e perspectivas na atualidade”, o congresso teve como objetivo estimular a atualização acadêmica e profissional, além de promover um espaço para reflexão sobre os avanços e desafios do setor. “É uma oportunidade única para os estudantes ampliarem seus conhecimentos, interagirem com profissionais e pesquisadores de várias áreas, e se atualizarem sobre as últimas inovações e avanços. Esse tipo de evento não só enriquece a formação acadêmica, mas também desperta a consciência sobre a importância da pesquisa, da inovação e do comprometimento, preparando-os para os desafios e as demandas do mercado de trabalho”, destacou Terezinha Lima, coordenadora nacional dos cursos de Saúde do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU.
Para Giovana Guedes, aluna do 6º período do curso de Odontologia da UNINASSAU Graças, a experiência foi essencial para sua formação acadêmica e para compreender o mercado de trabalho. “Participar das palestras nos permite descobrir novas áreas, atualizações e tendências, o que é muito importante. Os profissionais que palestram nos inspiram e ajudam a entender onde podemos nos encaixar, como, por exemplo, em qual área da Odontologia investir e seguir carreira”, explicou.
"É necessário que a gente possa fazer essa atualização profissional. Os cursos de saúde, principalmente, são cursos muito dinâmicos quando a gente fala de informações profissionais, do que há de mais novo no mercado, de tendências, de novas tecnologias. Muitas vezes, é um divisor de água um congresso como esse porque direciona o aluno para diversas áreas de atuação, além da network, com pessoas da mesma instrução, com profissionais mais antigos no mercado e também com especialistas de outras áreas", ressalta Márcio Leonardo, coordenador de Farmácia e Terapia Ocupacional da UNINASSAU Graças.
O IX Congresso Nacional de Saúde consolidou-se como um espaço indispensável para a troca de saberes, incentivando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências que vão além da sala de aula. Entre os temas abordados nas palestras estavam “Musculação na prática: um olhar além do óbvio”, “Oftalmologia veterinária”, “Sorriso gengival e o resgate da autoestima”, “Os desafios de empreender na Terapia Ocupacional” e “Perspectivas da saúde mental nos tempos atuais”, além de outros tópicos que atraíram o público.
Comentários