Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Integral, semidesnatado e desnatado: qual é o melhor leite para sua saúde?

Grande parte da população ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre os três tipos, assim como seus benefícios
Assessoria de Comunicação Por: 25/11/2022 - 10:49 - Atualizado em: 25/11/2022 - 10:00
Por Luiza Fruet
 
O leite é uma bebida rica em vitaminas, proteínas e minerais, como cálcio, potássio e zinco. Uma das principais diferenças entre o integral, semidesnatado e desnatado é a quantidade de gordura utilizada no preparo. Enquanto o integral apresenta cerca de 3%, no mínimo. O desnatado possui menos de 0,5%. Porém, isso não é o suficiente para escolher o melhor produto para sua saúde. É preciso levar em consideração outros fatores, como a alimentação durante o dia.
 
“Muitos concluem que o leite com menos gordura e caloria é sempre o indicado para a dieta. Mas, caso a pessoa se alimente adequadamente e não tenha problemas cardiovasculares nem colesterol alto, não há objeção em relação ao consumo do leite integral. O tipo escolhido dependerá da saúde e da alimentação do indivíduo”, comenta Flávia Ribeiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças.
 
Não há o melhor leite, pois cada um é o ideal para situações específicas. “Por exemplo, o integral não é indicado para quem está acima do peso ou come alimentos com grande índice de gorduras saturadas, responsáveis pela saciedade. Ele também é a opção que mais preserva as vitaminas. Já o desnatado será consumido por quem lida com alto índice de gorduras no sangue. O semidesnatado pode ser visto como o mais vantajoso por ter uma quantidade ideal de gordura e ser mais saboroso e consistente que o desnatado”, explica a nutricionista.
 
Apesar dessas informações, é importante conversar com um profissional para ele indicar corretamente o melhor tipo de leite para sua saúde. Necessário ressaltar que essa bebida não deve ficar de fora da dieta, pois seus nutrientes são essenciais para o fortalecimento do corpo, principalmente dos ossos.

Comentários